MANAUS (AM) – No período de janeiro a março deste ano, o nível do rio Negro já subiu 5,06 metros, conforme o Porto de Manaus, responsável por acompanhar o ritmo de subida do rio que banha a capital amazonense. Neste domingo (5), o nível do rio Negro é de 24,38 metros.
De acordo com a medição do porto de Manaus, em janeiro o rio Negro subiu 2,38 metros, encerrando o mês com a cota máxima se 21,70 metros. Já em fevereiro, o Negro subiu 2,40 metros, encerrando o período com 24,10 metros. Enquanto nos primeiros dias de março, o rio subiu até o momento 0,28 centímetros, encerrando a semana com 24,38 metros.
As chuvas registradas na nascente do rio Amazonas são o principal fator para elevação das águas do rio Negro, um dos seus afluentes. A expectativa é a de que o nível do rio suba até os meses de maio e junho, quando o período chuvoso encerra na região.
Cheia histórica
Em junho de 2022, o rio Negro registrou a cota de 29,70 metros. A marca foi considerada a quarta maior cheia da história pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Porém, a cota não ultrapassou a marca do ano anterior, 2021, quando o Negro atingiu 30,02 metros, considerada a maior cheia histórica até o momento.
*Com informações da assessoria