Manaus (AM) – Com mais de 95% das obras concluídas pela Prefeitura de Manaus, a primeira etapa do programa “Nosso Centro” recebeu neste sábado (24/2) uma visita técnica de equipes do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) e do sistema Zona Azul.
Foco na Organização do Trânsito e Estacionamento
A reunião concentrou-se na organização do sistema viário, tráfego e estacionamento no complexo e arredores. As obras, que visam reabilitar esse importante território da capital, contam com projeto arquitetônico do Implurb e investimentos do Tesouro municipal.
Segundo o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, o encontro faz parte das preparações para a inauguração do mirante Lúcia Almeida, do casarão Thiago de Mello e do largo de São Vicente.
“Tratamos da questão dos estacionamentos para o funcionamento e operações do complexo, reunindo o IMMU, a agência reguladora e a empresa responsável pelo Zona Azul, para definir parâmetros, conceitos e necessidades, além de prestar serviço para os futuros visitantes, com tranquilidade e segurança, inclusive com reforço da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) e Guarda Municipal”, comentou Valente.
Adequações na Praça Dom Pedro II
A área está sendo readequada para receber ônibus e micro-ônibus de turismo. Na próxima semana, serão detalhados projetos e ocupações, incluindo sinalização viária vertical e horizontal, que serão executadas até a primeira quinzena de março, conforme previsão do IMMU.
Facilidades de Estacionamento e Acessibilidade
José Eduardo Siqueira, diretor do Departamento de Sinalização Viária do IMMU, explicou que as áreas de trânsito terão vagas Zona Azul, enquanto no mirante Lúcia Almeida haverá estacionamento exclusivo para PcDs e idosos.
Inovação com o Píer Turístico
O complexo inclui um inédito píer turístico, atendendo às demandas da população e do trade turístico local. O prefeito David Almeida destaca o orgulho em investir nessa revitalização do centro de Manaus.
Revitalização e Desapropriação de Imóveis
Seis imóveis foram desapropriados pela prefeitura, mantendo a ambiência do entorno. O antigo prédio da Companhia Energética do Amazonas (Ceam) será o primeiro espaço público vertical da cidade, como parte da revitalização do Centro.