O projeto “Um Palco em Minha Quebrada” está oferecendo 20 vagas gratuitas para oficinas de iniciação teatral voltadas para adolescentes e jovens da Zona Leste de Manaus. As aulas acontecerão aos sábados, das 9h às 11h, na Casa de Artes Plano Perfeito, localizada na rua Maringá, nº 307, no bairro Grande Vitória.
Fomento à cultura e inclusão social
De acordo com o presidente do Concultura, Tony Medeiros, a iniciativa visa ampliar o acesso à cultura e incentivar a participação da juventude em atividades artísticas.
“Esse projeto reforça o papel da cultura como agente de mudança social. Levar oficinas de teatro para adolescentes e jovens de zonas periféricas significa abrir portas para novas possibilidades, ampliar horizontes e fortalecer a identidade cultural das nossas comunidades. Na gestão do prefeito David Almeida, acreditamos que investir na juventude, por meio da arte, é construir um futuro mais inclusivo, criativo e cheio de oportunidades”, destacou Medeiros.
A produtora cultural Márcia Vargas, coordenadora do projeto, ressalta que a proposta nasceu com o objetivo de tornar a cultura mais acessível e despertar o interesse pelo teatro.
“O coletivo percebeu que há uma grande necessidade de adolescentes estarem inseridos no cenário artístico, participando de uma formação que os incentive a se tornarem protagonistas em sua comunidade e agentes de transformação social”, explicou.
Inscrições abertas
As inscrições para as oficinas ocorrem de 11 a 14 de fevereiro, das 9h às 11h, de forma presencial, na Casa de Artes Plano Perfeito. Podem participar adolescentes e jovens de 12 a 17 anos.
Para se inscrever, é necessário apresentar original e cópia dos seguintes documentos:
✅ RG e CPF do aluno e do responsável
✅ Comprovante de residência
✅ Declaração escolar
✅ Uma foto 3×4
Sobre o Coletivo Plano Perfeito
Desde 2018, o Coletivo Plano Perfeito utiliza a arte e a cultura como ferramentas de valorização da vida. Suas ações impactam escolas, abrigos e comunidades ribeirinhas, promovendo experiências transformadoras por meio da expressão artística. Ao longo dos anos, mais de 40 mil pessoas já foram alcançadas pelos projetos do coletivo.
O projeto “Um Palco em Minha Quebrada” foi um dos selecionados pelo Edital Macro de Chamamento Público n° 002/2024, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab-Manaus), da Prefeitura de Manaus, realizado pelo Concultura, com apoio do Ministério da Cultura (MinC) e do governo federal.