O arquiteto e urbanista, José Henrique Lanna, um dos responsáveis pela construção do bairro Parque Mosaico, participou de um bate-papo entre especialistas no último sábado, 16/09. Durante o evento, conduzido pelo jornalista José Amorim, o sócio e CEO da Mixcon Incorporadora, apresentou soluções para os desafios urbanos enfrentados pelas grandes cidades. O encontro aconteceu no auditório da Unidade II da Faculdade Fametro.
Entre os assuntos, destacou-se a importância de cidades planejadas que devem colocar o ser humano em primeiro lugar, oferecendo condições favoráveis para a saúde e o bem estar dos moradores. Em outro momento, a verticalização das cidades, o uso misto dos espaços urbanos e a centralização de serviços essenciais foram apresentados como soluções urbanas.
Na ocasião, Lanna mostrou que já se pensava nesses recursos quando iniciou o planejamento do primeiro bairro planejado de Manaus. O Parque Mosaico foi pensado para as pessoas, tendo comércio, serviços, moradia, e uma infraestrutura de primeira linha com ciclovias, calçadas largas e arborização nas ruas, entre outros.
“É um projeto que está se destacando e ganhando forma na nossa cidade, sendo uma referência de como se fazer um planejamento urbano. O bairro trabalha o espaço com todas as funções urbanas, como um organismo vivo, onde os moradores possam trabalhar, se divertir e comprar próximo de suas moradias. Em alguns casos, fazer todo esse trajeto a pé, sem o uso de veículos. A questão supera o só planejar, tem que ter conceitos”, disse Lanna.
Áreas verdes e verticalização
Com o fenômeno do espraiamento da cidade de Manaus, muitas áreas verdes foram devastadas, criando novos bairros sem planejamento algum, gerando problemas sociais e ambientais para a sociedade. Sobre isso, Lanna ressaltou que as ‘áreas verdes’ são ‘ativos sustentáveis’ que proporcionam qualidade ambiental, climática e atrativos comerciais.
“No bairro Parque Mosaico temos mais de 720 mil metros de área verde preservada, favorecendo inclusive a saúde e o bem estar de quem reside. A preservação é fundamental, porque favorece também a estética do bairro. Em uma cidade onde apenas 7% é verticalizada seguimos com a construção de um bairro vertical que impacte positivamente o meio ambiente e a economia local”, afirma José Lanna, CEO da Mixcon Incorporadora.
O bairro
O bairro Parque Mosaico é planejado em todas as suas funções urbanas a partir de pesquisas, dados e levantamentos iniciado aproximadamente no ano de 2012. O projeto super qualificado foi feito pela DPZ (Duanny Plater e Zyberg) que é autora do plano diretor de Miami (EUA). Lançado em 2019, atualmente segue em obras com cerca 40% da infraestrutura pronta em uma área de mais de 2 milhões de m2.
A projeção é que receba 30 mil unidades residenciais, o que corresponde a aproximadamente 120 mil residentes. Hoje conta com 7.500 unidades lançadas e dessas 4.500 já entregues.
A 2ª edição do CBN Experience teve como tema ‘Bairros planejados: soluções para um futuro urbano mais equilibrado’ e foi promovido pela Rádio CBN do Grupo Rede Amazônica, afiliada à Rede Globo. Estiveram presentes também: Carlos Oshiro, Manoel Paiva e o Prof. M.Sc Ulli Toledo.
LEIA MAIS:
- Promessa da natação amazonense é convocada para Jogos Sul-Americanos
- Espaços esportivos revitalizados beneficiam mais de 240 mil pessoas em Manaus
- MPF pede suspensão do projeto de crédito de carbono no Amazonas
- PF identifica Braga Netto como líder estratégico de plano golpista ligado a Bolsonaro
- Mais de 2 milhões visitam parque Gigantes da Floresta em menos de cinco meses em Manaus