Manaus (AM) – O prefeito de Manaus, David Almeida, esteve nesta quinta-feira (18) no canteiro de obras do Parque Encontro das Águas Rosa Almeida, no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste. Ele acompanhou a execução da contenção do talude, etapa essencial para a segurança do projeto.
Obra integra projeto de Oscar Niemeyer
O projeto arquitetônico do Parque Encontro das Águas é assinado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer. A obra está sendo conduzida pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).
A intervenção utiliza tecnologia avançada, como o jet grouting, técnica que injeta concreto diretamente no solo para reforçar a estrutura. Até agora, foram implantadas 166 estacas na parte superior do terreno, e mais 111 estão previstas para serem instaladas próximo ao rio.
Contenção do talude garante segurança da população
Segundo David Almeida, a obra é complexa e essencial para a segurança:
“Estamos aplicando concreto injetado no solo, serão 111 estacas com 40 metros de profundidade. É uma obra muito complexa, mas estamos comprometidos em entregar para a população de Manaus uma estrutura segura e de qualidade”, destacou.
O próximo passo será finalizar o talude com corte em 45 graus, permitindo a instalação de estacas pranchas de aço e concreto na base.
Parque será referência cultural e turística em Manaus
O Parque Encontro das Águas Rosa Almeida terá como destaque sua localização com vista privilegiada para o encontro dos rios Negro e Solimões. Além de ser um marco urbanístico, o espaço vai promover lazer, turismo e cultura, fortalecendo a identidade de Manaus como destino turístico sustentável.
A Prefeitura reforça que as obras seguem com foco em segurança, acessibilidade e sustentabilidade, garantindo à população um espaço moderno e de referência para moradores e visitantes.
Leia mais:
David Almeida vistoria obras de reforma e ampliação da escola Waldir Garcia
Prefeito David Almeida Inspeciona projeto-piloto de limpeza em Igarapés de Manaus
David Almeida vistoria obras de novas UBSs e da sede do Implurb