Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), alerta a população sobre um golpe envolvendo a venda de supostas facilidades para ingresso no programa “Minha Casa, Minha Vida”.
A Semhaf esclarece que ninguém está autorizado a cobrar ou receber valores em dinheiro para intermediar ou acelerar o processo de seleção de beneficiários. Isso se aplica tanto ao “Minha Casa, Minha Vida” quanto a outros projetos como o “Casa Manauara”, voltados à regularização fundiária ou à reforma de moradias.
Segundo a secretaria, qualquer oferta desse tipo configura crime. A população deve denunciar imediatamente às autoridades policiais e à Ouvidoria da Prefeitura de Manaus, acessível pelo site: www.manaus.am.gov.br/cgm/ouvidoria/.
Identificação de servidores garante segurança nas abordagens
Para reforçar a transparência, todos os servidores da Semhaf usam crachá de identificação e colete padronizado durante as ações em campo. Essa medida visa garantir a legitimidade das abordagens e proteger os cidadãos de tentativas de fraude.
“Infelizmente, golpistas se aproveitam da esperança das pessoas por uma moradia digna. Quero deixar claro: ninguém precisa pagar para ter acesso a um direito. Quem oferece qualquer tipo de facilidade ou pede dinheiro está cometendo crime. Denunciem. A seleção das famílias segue critérios técnicos e transparentes, acompanhados pelos órgãos de controle”, afirmou o secretário municipal de Habitação e Assuntos Fundiários, Jesus Alves.
Processos são gratuitos e seguem critérios técnicos
A Prefeitura de Manaus reforça que todos os processos ligados aos programas habitacionais e de regularização fundiária são inteiramente gratuitos. Além disso, eles seguem rigorosamente os trâmites legais, sem a necessidade de qualquer tipo de intermediário.
A orientação da gestão municipal é clara: a população deve manter atenção redobrada e não efetuar pagamentos ou transferências para pessoas que se apresentem como representantes ou facilitadores dos programas habitacionais.
Leia mais:
Falso servidor da Sefaz e Receita Federal é preso por para aplicar golpes em Manaus