Manaus–AM: Na quinta-feira, 5 de setembro, o workshop “Iniciativas de Pesquisa e Inovação para a Amazônia” encerrou-se no auditório do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA).
A solenidade contou com a presença de autoridades como o Ministro Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais) e o Superintendente da Suframa, Bosco Saraiva.
Durante o evento, foi entregue uma “Declaração” que estabelece 30 princípios e critérios para orientar a construção de uma política nacional voltada ao fomento da ciência, tecnologia e inovação na Amazônia.
Documento
O documento, que será entregue ao presidente Lula pelo Ministro Alexandre Padilha, terminou desenvolvido a partir de discussões que reuniram mais de 70 representantes de 43 instituições, incluindo órgãos governamentais, acadêmicos, empresas e organizações sociais.
Leia também: Ministro Padilha desembarca em Manaus e é recebido por Marcelo e Luiz Castro
Participação da Suframa
A Suframa esteve envolvida durante os dois dias de programação do workshop, que contou também com a presença de Celso Pansera, presidente da Finep, e Rodrigo Rollemberg, secretário de Economia Verde do MDIC, entre outras autoridades.
“O evento realizado em Manaus representa um avanço significativo para fortalecer o Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) e a política de ciência, tecnologia e inovação na região. Essa política tem sido promovida pela Suframa em nossas jornadas de integração com os diversos estados de nossa área de atuação, e o presidente Lula tem sido um grande incentivador dessa iniciativa”, destacou Bosco Saraiva, superintendente da Suframa.
Declaração
A Declaração, que ainda será aprimorada, visa estabelecer consensos sobre os critérios para o desenvolvimento do ecossistema produtivo e de ciência, tecnologia e inovação na Amazônia. O foco é direcionar as agências de fomento e o sistema financeiro para promover um desenvolvimento sustentável, coordenado e coerente na região. O documento enfatiza a necessidade de ampliar os recursos destinados à Amazônia.
Propostas
Durante o workshop, foram debatidas várias propostas, algumas das quais já estão em andamento. Entre elas estão:
- Iniciativa de Projetos de Alto Impacto para a Amazônia: Consórcios entre pesquisadores, instituições de pesquisa e empresas voltados para o crescimento econômico sustentável, inclusão social e geração de empregos qualificados.
- Arranjos Territorializados de Conhecimento para a Sociobioeconomia.
- Rede Amazônica de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade.
- Centro Franco-Brasileiro de Biodiversidade Amazônica.
O objetivo é unir esforços de diferentes grupos de pesquisa em projetos mais amplos, promovendo parcerias entre Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e empresas.
Organização do Evento
O workshop foi promovido pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS) e a Secretaria de Economia Verde do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), com o apoio do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA).
Leia mais:
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão
Deixe um comentário