MANAUS (AM) – O Estado do Amazonas mostra suas belezas e potenciais turísticas na 18ª edição do Festival das Cataratas, que tem início nesta quinta-feira (1), em Foz do Iguaçú, no Paraná. O evento que impulsiona o setor, conecta empresas, pesquisadores do setor turístico e órgãos públicos.
A Amazonastur conta com estande próprio, dedicado aos atrativos turísticos amazonenses, com destaque ao turismo de natureza e sustentável. Os visitantes do Festival ainda recebem brindes com temática regional, como balas de castanha e cupuaçu e colares de semente de tucumã.
Para o presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio, o evento posiciona o Amazonas entre os principais destinos turísticos do Brasil, com foco no público sulista e na consolidação de negócios e oportunidades para o segmento no estado.
“Além de ser uma feira estratégica para fechar negócios e parcerias que tragam retorno financeiro para o mercado amazonense, o sul é um grande emissor de turistas para o Amazonas. Nós precisamos garantir que esse turista tenha conhecimento de tudo que o nosso estado tem a oferecer e que somos um dos principais destinos turísticos do Brasil”, afirmou Sampaio.
Recentemente, a capital amazonense recebeu destaque no Jornal The New York Times, na lista dos melhores destinos turísticos do mundo de 2023, com destaque para a a gastronomia. De acordo com o presidente da Amazonastur, mais do que isso, o estado reúne segmentos turísticos de cultura e natureza, com a floresta, grutas e cachoeiras.
Em relação às manifestações folclóricas, destaque para o Festival das Cirandas e o tradicional Festival Folclórico de Parintins, que se consolidou como a maior manifestação de cultura popular do Norte do Brasil, produto também promovido internacionalmente pela Embratur.
Na capital está o Teatro Amazonas, considerado patrimônio cultural e arquitetônico, tombado em 1966, que recebe o Festival Amazonas de Ópera, o mais longevo do país, com 25 anos.
LEIA MAIS:
- Promessa da natação amazonense é convocada para Jogos Sul-Americanos
- Espaços esportivos revitalizados beneficiam mais de 240 mil pessoas em Manaus
- MPF pede suspensão do projeto de crédito de carbono no Amazonas
- PF identifica Braga Netto como líder estratégico de plano golpista ligado a Bolsonaro
- Mais de 2 milhões visitam parque Gigantes da Floresta em menos de cinco meses em Manaus