PARINTINS (AM) – Para mostrar as novas coreografias das toadas 2023, o Boi Caprichoso lança os vídeos gravados pelos dançarinos da Troup Caprichoso e Corpo de Dança Caprichoso (CDC). O produto audiovisual conta com produção da equipe de Comunicação do bumbá e gravado pela empresa Direct Produções.
Ao longe das semanas de gravações, a equipe de Comunicação do Caprichoso e a Direct Produções montaram cenários e studios pensando no torcedor. Foram usadas duas câmeras, além de um drone e equipamentos necessários para captar as melhores imagens dos grupos de dança: Troup Caprichoso e CDC.
Coreografias
O trabalho de montagem das coreografias do Caprichoso iniciou em novembro de 2022, antes mesmo do anúncio das toadas. Segundo o coreógrafo e conselheiro de artes, Jair Almeida, foram realizadas pesquisas, oficinas, workshops e encontros entre os coreógrafos e o Conselho de Arte.
Todas as 17 toadas do algum “O Brado do Povo Guerreiro” são coreografadas. No primeiro momento é feita a divisão entre toda a equipe de coreógrafos, que irão criar coreografias para cada música. Todas as danças são avaliadas e aprovadas pelo Conselho de Arte, antes de serem oficializadas e repassadas para o público.
“O principal objetivo é tentar unir os movimentos tradicionais com movimentos fáceis e também contemporâneos para que todo público possa ser atingido, tanto o público de mais tradição no boi como o público jovem. Então, essa é a proposta das nossas coreografias, é fazer com que o público vá para o curral não só para assistir, mas também que possa participar dançando”, disse Jair Almeida.
O coreógrafo do Caprichoso, Neto Beltrão, cria passos de dança para a nação azulada desde 2003. Ele informa que seu processo de montagem de coreografia é sempre baseado na fundamentação dada pelo Conselho de Arte e partir de pesquisas que ele realiza.
“Esse ano foi muito bom, muito bom mesmo passar as coreografias para os grupos. Foi bem dinâmico e fez com que a galera aprendesse rápido”, destacou.
As novas coreografias estão disponíveis no canal oficial do bumbá no YouTube. Confira: