Manaus (AM) – A mostra Cine Tela Preta, dedicada a obras audiovisuais produzidas por artistas pretos da Amazônia e de outras regiões do Brasil, acontece neste fim de semana, com entrada gratuita, no Centro de Artes Integradas da Amazônia (Caia), localizado na avenida Constantino Nery, 2660, bairro Chapada, zona Centro-Sul de Manaus.
O evento apresenta os filmes “Márcia Antonelli: Das Palavras à Sobrevivência”, de Mariellen Kuma; “Médios: Mulheres trans e sua busca ancestral nos terreiros afro-brasileiros”, de Isa Donjie; e “Minha Avó Era Palhaço”, de Mariana Gabriel.
Realizado pela Casa Barravento, com apoio do Caia, o projeto visa ampliar o acesso à produção audiovisual preta e fortalecer o reconhecimento das narrativas negras no cinema. A iniciativa foi contemplada pela Lei Paulo Gustavo, por meio do Governo do Amazonas, via Conselho Estadual de Cultura e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
“A curadoria privilegia obras autorais e independentes que abordam temas como ancestralidade, território, identidade, espiritualidade e resistência”, afirma Jean Palladino, diretor da Casa Barravento, ao lado de Francine Marie.
Programação
Sexta-feira (25/07), às 19h:
- “Márcia Antonelli: Das Palavras à Sobrevivência” (Mariellen Kuma)
- “Médios: Mulheres trans e sua busca ancestral nos terreiros afro-brasileiros” (Isa Donjie)
As duas diretoras são do Amazonas. O primeiro filme aborda a vida da escritora trans manauara Márcia Antonelli, destacando sua trajetória literária e os desafios da sobrevivência nas ruas do centro de Manaus.
Já o documentário “Médios” acompanha mulheres trans em terreiros de candomblé e umbanda na capital amazonense. A obra explora a relação entre identidade de gênero, espiritualidade e pertencimento, trazendo também o olhar de um babalorixá, que reflete sobre o acolhimento de pessoas trans nas casas de axé.
Sábado (26/07), às 19h:
- “Minha Avó Era Palhaço” (Mariana Gabriel)
O documentário paulista, com 52 minutos de duração, retrata a história da primeira palhaça negra do Brasil, Maria Eliza Alves dos Reis, conhecida como palhaço Xamego, estrela do Circo Guarany nos anos 1940.
Mais informações
Acompanhe o perfil da Casa Barravento no Instagram: @barravento.cultural
Leia mais:
Espetáculo ‘Solatium’ estreia no Teatro Amazonas em Manaus