Manaus (AM) – O Centro Cultural Povos da Amazônia, no Distrito Industrial, em Manaus, será palco da primeira edição do Amazon Poranga Fashion, um evento que busca fomentar o empreendedorismo e a economia criativa no setor da moda. A abertura oficial ocorrerá nesta terça-feira (06/06), às 19h, com entrada gratuita.
O evento, apoiado pelo Governo do Estado do Amazonas e pela Associação Amazônia de Produção, Organização e Incentivos Artísticos (Apoiar), oferecerá desfiles, exposições, rodas de negócios e oficinas, com a participação de renomados profissionais do mercado da moda.
De acordo com a assessoria, serão realizadas atividades tanto em Manaus quanto em Parintins, incluindo três desfiles, oito oficinas, três palestras, uma mesa redonda, uma exposição e diversas apresentações culturais.
Exposição
Durante a abertura, será lançada a Exposição “Arte e Povos Originários”, retratando a história da indumentária humana. O evento contará também com performances de artistas convidados e apresentações musicais, além da presença de representantes ilustres do mercado, como Rita Prossi, Vanda Witoto, Harim Feitosa, Hadna Abreu, Melissa Maia, a Cooperativa de Artesãos do Amazonas (Coopam) e Yrá Tikuna.
Oficina ministrada por Amadeu Saterê Mawé
Uma das atrações imperdíveis do evento será a oficina ministrada por Amadeu Saterê Mawé, especializado em técnicas para iniciação no grafismo indígena. A oficina proporcionará um espaço de troca de conhecimento e identidade, promovendo a inclusão e a desconstrução dos padrões coloniais na moda. Os participantes terão a oportunidade de aprender conceitos, significados e técnicas ancestrais do grafismo corporal indígena.
Convidados especiais
O Amazon Poranga Fashion contará ainda com a presença de convidados especiais, como Maurício Duarte, Sioduhi e Ronaldo Fraga, renomados profissionais do setor. A mesa redonda “Resgate e Valorização dos Saberes Ancestrais na Moda”, com a participação virtual de Ronaldo Fraga, trará reflexões importantes sobre a preservação das tradições culturais na moda contemporânea.
O evento é uma oportunidade para conhecer e vivenciar a moda amazônica em sua plenitude, fomentando a economia criativa na região, valorizando a diversidade cultural e impulsionando o empreendedorismo local.
Atividades formativas
Para participar das oficinas oferecidas é necessário realizar a inscrição prévia, e preenchimento dos formulários que serão divulgados pelas redes sociais do evento (@amazoporanga). As demais atividades serão abertas ao público em geral, respeitando o limite de ocupação de cada local. Todas as programações terão entrada gratuita.
Leia mais:
Arraial da Alegria promove shows gratuitos de forró neste final de semana em Manaus
Lana Del Rey conhece comunidade e influenciadora indígena em Manaus
Documentário sobre artista trans indígena é destaque na programação do Cine Casarão