A Globo cancelou a transmissão do Festival de Parintins 2024, um dos maiores eventos culturais do Brasil. Inicialmente, a emissora havia anunciado a exibição, mas não chegou a um acordo com a TV A Crítica, que detém os direitos do evento até 2025.
Nota Oficial da Globo
A emissora emitiu uma nota oficial na tarde desta quinta-feira (13), explicando a situação:
“A Globo iniciou conversas para a transmissão do Festival de Parintins, mas não conseguiu chegar a um acordo com a detentora dos direitos de exibição do evento. Globo continua interessada em exibir nas suas diversas plataformas, para todo o Brasil e para o mundo, a festa do folclore dos povos da floresta e manterá sua cobertura do jornalismo local e nacional do evento. A formalização do nosso interesse tinha como objetivo integrar o Festival de Parintins ao portfólio de grandes transmissões da Globo, palco das principais festas culturais e populares brasileiras. O evento continuará presente na cobertura nacional do jornalismo da Globo e da Rede Amazônica.”
Histórico do Anúncio e Negociação
Em maio, a Globo anunciou que iria transmitir o festival, marcado para acontecer entre 28 e 30 de junho, com uma exibição dos melhores momentos na TV aberta no dia 7 de julho. No entanto, a TV A Crítica, insatisfeita com a movimentação sem consulta prévia, dificultou a negociação.
Contexto e Impacto
A decisão da Globo de buscar os direitos do Festival de Parintins foi influenciada pelo sucesso de Isabelle Nogueira, terceira colocada no BBB 24 e cunhã-poranga do Boi Garantido. O BBB 24, com Isabelle, alcançou médias acima dos 40 pontos de audiência em Manaus–AM.
Leia mais:
Festival de Parintins: casas decoradas encantam os visitantes com paixão pelos Bumbás
Amazonastur alerta para compra segura de pacotes e serviços para o Festival de Parintins 2024
Governador do AM lança 57º Festival de Parintins e destaca importância do evento