Você já imaginou construir seus próprios instrumentos musicais usando elementos naturais da Amazônia? Agora você pode!
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, em parceria com o Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, está lançando o Curso de Bioinstrumentos Amazônicos, uma oportunidade única de desenvolver suas habilidades artesanais enquanto mergulha na música regional.
inscrições
As inscrições para o curso acontecerão na próxima segunda e terça-feira (05 e 06/06), das 8h às 17h, no Bloco F da sede do Liceu, localizada no Sambódromo, avenida Pedro Teixeira, Dom Pedro.
De acordo com a assessoria, são apenas 15 vagas disponíveis para o público a partir de 16 anos, então garanta sua participação!
O curso terá duração de 12 de junho a 15 de julho de 2023, com aulas realizadas às segundas e quartas, das 14h às 17h.
O que você vai aprender:
Durante esse período, você aprenderá a confeccionar instrumentos musicais de percussão e efeitos sonoros utilizando elementos naturais encontrados na floresta amazônica, como cuias, sementes, ouriços e muito mais.
Além de desenvolver sua criatividade, essa iniciativa tem como objetivo preparar você para o mercado artístico do Amazonas, abrindo portas para ganhos financeiros através da venda dos seus próprios bioinstrumentos.
Miniorquestra
Ao final do curso, será criado um Grupo de Prática de Bioinstrumentos Amazônicos, que possibilitará a formação de uma miniorquestra composta pelos alunos.
Você ainda terá a oportunidade de tocar os instrumentos que construiu nas aulas, juntamente com o Grupo Gaponga, uma referência em biomúsica que utiliza exclusivamente instrumentos musicais produzidos a partir de materiais orgânicos da floresta.
Davi Nunes, diretor do Liceu, destaca a importância desse curso para o desenvolvimento do gosto e valorização da cultura amazônica. Ele afirma:
A implantação desse projeto também visa criar um movimento musical focado na percussão amazônica, inspirado pelo percussionista João Paulo Ribeiro, que já desenvolve diversos instrumentos para esse propósito.
*Texto produzido pelo Portal Meu Amazonas, com informações da assessoria da SEC
Leia mais:
Alunos do Claúdio Santoro visitam galeria de arte a céu aberto em Parintins
Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro abre matrículas nesta quarta-feira (1°)
Cultura do AM disponibiliza site exclusivo da Lei Paulo Gustavo