Manaus – A Galeria de Artes do Instituto Cultural Brasil – Estados Unidos (ICBEU-Manaus) foi palco do lançamento da Série Rio Negro Concertos Sinfônicos nesta segunda (28) de agosto. A primeira temporada vai iniciar no próximo mês, dia (6) de setembro, às 20h, no Teatro Amazonas. O projeto contempla quatro concertos gratuitos, com a apresentação da obra “Abertura Fantasia – Romeu e Julieta”, do compositor russo mais conhecido do planeta, Tchaikovsky, além da sinfonia Nº. 9, conhecida popularmente como Sinfonia do Novo Mundo, do compositor checo Antonín Dvořák.
O maestro Rubens Claudio de Souza, diretor artístico da Série Rio Negro e da Orquestra Pró Cultura do Amazonas, abriu o lançamento da primeira temporada e lembrou de maneira emocionada, o início do projeto. “A construção da Série Rio Negro é muito especial pra mim e pra todos os envolvidos. Vamos levar música clássica à população de Manaus, de forma gratuita, e isso tudo só é possível, por meio da “Lei de Incentivo à Cultura”, Ministério da Cultura, dos patrocinadores e apoiadores do projeto”, ressaltou o maestro, que também é idealizador da Série.
A Série Rio Negro tem o patrocínio master, do Grupo ATEM e o patrocínio cultural do Instituto Cultural Brasil – Estados Unidos (ICBEU-Manaus). A Orquestra Pró Cultura do Amazonas é uma orquestra residente do ICBEU.
Durante o lançamento, foi realizada a assinatura do contrato de parceria entre o Instituto e os responsáveis do projeto.
O presidente do ICBEU Luís Fabian Pereira Barbosa falou do orgulho dessa parceria. “Em breve nós vamos inaugurar o novo Teatro ICBEU. É uma honra podermos anunciar à sociedade que teremos uma orquestra residente. Esse projeto deve permanecer por muitos e muitos anos”, disse o presidente.
O projeto tem apoio cultural da TV Encontro das Águas, por meio da cobertura jornalística, transmissão ao vivo dos concertos para 38 municípios do Amazonas e divulgação da programação da Série nas mídias sociais. Segundo a diretora de produção da TV Encontro das Águas, Elis Marinheiro, o projeto contempla a realização de um sonho de novos e renomados músicos, que pretendem contribuir com a formação de público e ainda, criando um mercado para esse grupo. “Nós temos o maior prazer de levar essa cobertura para todos os municípios que possuem o nosso sinal, além da nossa capital Manaus, com matérias nacionais para a TV Brasil e também ficar como registro histórico dentro do acervo cultural da TV Encontro das Águas”, relatou a diretora de produção.
A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, o Governo do Amazonas e o Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (CAUA), também apoiam culturalmente a Série Rio Negro. A realização é da Procult/Guerra Produções Culturais.
Apresentação Musical
Durante o lançamento da Série Rio Negro foi realizada a apresentação musical com um duo de flauta, com Arley Raiol e Viviane Marques, músicos do projeto. Os flautistas apresentaram “Invenção a duas vozes” de John Sebastian Bach e ainda “Flor amorosa”, de dupla autoria, Joaquim Calado e Catulo da Paixão Cearense.
Pró Cultura do Amazonas
A criação oficial da Orquestra Pró Cultura do Amazonas ocorreu em 2019, tendo o maestro Rubens Claudio de Souza, como o diretor artístico e regente titular dos instrumentistas. O grupo nasceu com o intuito de criar oportunidades aos novos músicos em início de carreira, com a participação de músicos renomados. Em 2023, visando os novos projetos no segundo semestre, inclusive a série Rio Negro, o grupo passa a ter a configuração de Orquestra Sinfônica com 50 componentes.
Concertos e Palestras
O programa é composto de quatro concertos gratuitos e três palestras musicais em escolas públicas da capital amazonense. A abertura será no dia (6) de setembro, às 20h, no Teatro Amazonas. Os próximos dois concertos estão marcados no novo Teatro ICBEU, nos dias (21) de outubro e (18) de novembro, às 20h. O encerramento da 1ª temporada da Série Rio Negro será no Teatro Amazonas, com o concerto de fim de ano, no dia (28) de dezembro.
Entre os principais objetivos: promover acesso à cultura; inclusão social e oportunidade de emprego e renda em Manaus. Para o maestro Ezequias Guerra, diretor de produção da Série Rio Negro, todo apoio recebido até o momento tem superado todas as expectativas. “As pessoas se juntando ao projeto. A reação de vários segmentos da sociedade. O abraço das pessoas, a acolhida delas, isso nada supera. Foi muito difícil segurar a emoção nesse lançamento da Série Rio Negro”, finalizou o maestro.
LEIA MAIS:
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão