Manaus (AM) – Em um passo decisivo para o reconhecimento global, o Teatro Amazonas está mais próximo de se tornar um Patrimônio Mundial Cultural. Entre os dias 8 e 10 de setembro, uma equipe do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos), associado à Unesco, realizou uma visita técnica em Manaus para avaliar a candidatura do ponto turístico.
A iniciativa, batizada de “Teatros da Amazônia”, é um projeto conjunto com o Theatro da Paz, em Belém, no Pará.
Comitiva
A comitiva do Icomos, recebida pelo Governo do Amazonas, Ministério da Cultura (MinC) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), analisou a importância cultural, histórica e econômica dos teatros para a região.
O secretário de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Caio André, destacou a relevância do projeto para reforçar a identidade cultural do povo amazonense.
“Não há separação entre a cultura da Amazônia e a cultura da humanidade”, afirmou.
Durante a avaliação, foram observados aspectos como arquitetura, papel cultural, adaptação ao meio urbano, sustentabilidade e gestão.
Reconhecimento de corpos artísticos
A equipe percorreu o Teatro Amazonas, visitou o Largo de São Sebastião, o Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro e a Central Técnica de Produção. Além disso, participou de encontros com os corpos artísticos, equipes técnicas, moradores do centro histórico e representantes dos setores de turismo e economia criativa.
O empresário Mario Valle ressaltou o impacto potencial do reconhecimento.
“Acredito que esse reconhecimento internacional pode provocar uma revisitação do manauara ao seu próprio teatro, à sua própria história”, disse ele.
A diretora do Teatro Amazonas, Beth Cantanhede, e a diretora do Balé Folclórico do Amazonas, Monique Andrade, também enfatizaram o valor simbólico e o papel central do teatro no desenvolvimento cultural e artístico da cidade.
Unesco
A candidatura segue agora para a análise final da Unesco. A decisão será anunciada na 48ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, em julho de 2026. Se aprovada, o Teatro Amazonas e o Theatro da Paz receberão o título de Patrimônio Mundial da Humanidade, um reconhecimento que vai além do valor estético e celebra a identidade cultural e a história da região.
Leia mais:
- Concerto Inédito: Orquestra de Violões e Carla Ruaro no Teatro Amazonas
 - Espetáculo ‘Solatium’ estreia no Teatro Amazonas em Manaus
 - Thiago Arancam apresenta turnê ‘Tributo Três Tenores’ no Teatro Amazonas
 
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431
