Manaus (AM) – O Teatro Amazonas está entre os candidatos a ingressar no mapa do Patrimônio Mundial Cultural. Entre os dias 8 e 10 de setembro, Manaus recebeu a visita técnica do Icomos, entidade associada à Unesco, para avaliar o ponto turístico mais emblemático do Amazonas e sua importância cultural, histórica e econômica para o estado.
A candidatura do Teatro Amazonas integra o projeto “Teatros da Amazônia”, uma iniciativa conjunta com o Theatro da Paz, em Belém (PA).
Avaliação do Icomos e apoio institucional
A comitiva do Icomos foi recepcionada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e por representantes do Governo Federal, incluindo o Ministério da Cultura (MinC) e o Iphan.
O secretário Caio André destacou que a candidatura reforça a identidade cultural amazonense e o sentimento de pertencimento:
“Não há separação entre a cultura da Amazônia e a cultura da humanidade. Esses teatros amazônicos têm um valor que vai além da estética: representam resistência, pertencimento e continuidade.”
A diretora do Teatro Amazonas, Beth Cantanhede, afirmou que o teatro é parte da vida e da identidade do povo amazonense:
“Estamos engajados nessa candidatura para mostrar ao mundo o quanto esse teatro é excepcional e universal, representando a grandiosidade da cultura amazônica.”
Visitas técnicas e análise detalhada
Durante a avaliação, foram analisados aspectos arquitetônicos, uso dos espaços, papel cultural, sustentabilidade e gestão do teatro. A comitiva percorreu áreas técnicas, bastidores, o Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, o Largo de São Sebastião, a Central Técnica de Produção e o núcleo fundacional de Manaus.
Foram realizadas reuniões com corpos artísticos, equipes técnicas, moradores, comerciantes e profissionais de turismo, educação e economia criativa, além de acompanhar ensaios da Amazonas Filarmônica, visitação turística, projetos educacionais e espetáculos noturnos.
Importância cultural e econômica
A diretora do Balé Folclórico do Amazonas, Monique Andrade, ressaltou o impacto do teatro no fortalecimento dos corpos artísticos e na revitalização cultural da cidade. O maestro Davi Nunes comentou sobre a formação de novos artistas e a relevância histórica do teatro.
A biodesigner Rita Prosi destacou a inspiração do Teatro Amazonas para suas criações artísticas e o fortalecimento da identidade amazônica. Já o empresário Mario Valle afirmou que o reconhecimento mundial reforçará o acesso à cultura e o vínculo do manauara com seu patrimônio histórico.
Próximos passos da candidatura
A candidatura dos Teatros da Amazônia segue agora para análise da Unesco. A 48ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, prevista para julho de 2026, avaliará se o Teatro Amazonas e o Theatro da Paz receberão o título de Patrimônio Mundial da Humanidade.
Leia mais:
- Concerto Inédito: Orquestra de Violões e Carla Ruaro no Teatro Amazonas
- Espetáculo ‘Solatium’ estreia no Teatro Amazonas em Manaus
- Thiago Arancam apresenta turnê ‘Tributo Três Tenores’ no Teatro Amazonas
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431