Manaus, 17 de abril de 2024 – A LATAM Cargo, gigante do transporte aéreo de cargas do Grupo LATAM, anuncia um marco importante para o desenvolvimento do Norte e Nordeste do Brasil: a partir de 9 de maio, um novo voo cargueiro conectará São Paulo, Recife e Manaus semanalmente.
A rota será operada por aeronaves Boeing 767-300F com capacidade de mais de 50 toneladas por voo, o que representa um aumento de 62,5% na capacidade da LATAM Cargo em Recife em comparação com abril deste ano.
Cargas para Manaus
As principais cargas aéreas enviadas para Manaus são commodities que alimentam a indústria da Zona Franca (peças, maquinários, lingotes de aço prata, etc); alimentos perecíveis congelados e frescos (alface, morango, brócolis e peixes); têxteis (tecidos, calçados e vestuário), entre outros.
Cargas embarcadas em Manaus
Já as principais cargas embarcadas em Manaus são manufaturas fabricadas com os próprios insumos que a LATAM Cargo levou para a Zona Franca, incluindo eletrônicos, celulares, relógios, baterias, medicamentos e peças prontas para maquinários.
Fortalecendo a economia local:
Esse investimento da LATAM Cargo impulsiona o comércio na região, facilitando o transporte de diversos produtos, como:
- Autopeças: Ideal para atender às demandas da indústria automobilística em crescimento no Norte e Nordeste.
- Fármacos: Garantindo a entrega rápida e segura de medicamentos para a população.
- E-commerce. Suprindo a crescente demanda por entregas rápidas e eficientes no setor de compras online.
- Eletrônicos: Facilitando o acesso a produtos tecnológicos para a população local.
- Alimentos perecíveis. Transportando alimentos frescos e congelados com qualidade e agilidade, reduzindo perdas e garantindo a segurança alimentar.
Conectando o Norte e Nordeste:
A nova rota também abre novas oportunidades para o envio de produtos de Recife para Manaus, como:
- Confecções: Impulsionando a indústria têxtil local e conectando-a a novos mercados.
- Autopeças: Facilitando o escoamento da produção local para o Amazonas.
- Alimentos perecíveis. Permitindo o envio de produtos frescos da região para Manaus, promovendo a integração regional.
Compromisso com o desenvolvimento regional:
“Os investimentos da LATAM Cargo no Norte e Nordeste reforçam a importância estratégica do transporte aéreo de cargas para o desenvolvimento do Brasil. É assim que apoiamos os empreendedores e a cadeia de suprimentos destas regiões, oferecendo a mais segura e rápida solução logística para aproximar oportunidades aos nossos clientes”, destaca Ana Caroline Costa, gerente de Estratégia Comercial da LATAM Cargo Brasil.
Ana Caroline Costa
Mais voos para Manaus:
Vale ressaltar que, em março deste ano, a LATAM Cargo já havia ampliado suas operações em Manaus, aumentando de 6 para 9 voos semanais cargueiros com destino à capital amazonense, um crescimento de 30% na capacidade em relação ao período homólogo.