MANAUS (AM) – Durante a temporada de cruzeiros 2022/2023, mais de 13 mil turistas visitaram Manaus em luxuosos navios. A cidade recebeu 12 embarcações entre outubro de 2022 e a primeira quinzena de abril deste ano.
Durante a temporada, a cidade recebeu em média três navios por mês, com o mês de dezembro registrando o maior número de turistas, totalizando 4.612 em dois cruzeiros distintos.
O navio Volendam, da empresa Holland América, foi o maior da temporada, chegando a Manaus no dia 1º de dezembro de 2022, com 2.365 cruzeiristas a bordo.“
O setor turístico de Manaus representa um elemento potencialmente valioso de emprego e renda para a população. É uma atividade que engloba vários setores em uma mesma região: gastronomia, artesanato, cultura, história e belezas naturais, possibilitando oportunidade de emprego para muitas pessoas. Vamos trabalhar para transformar o turismo numa mola propulsora para a economia da nossa cidade”, destacou o diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso.
Como forma de aumentar os ganhos com o turismo, a cidade tem trabalhado em receptivos que incluem rituais indígenas, apresentação de boi-bumbá, entrega de mapas bilíngues e dicas de roteiro nos Centros de Atendimento ao Turista (CATs).
Na próxima temporada, estão previstas 34 escalas em Manaus, representando um aumento de 100% em relação à temporada atual.
A entrega de mapas bilíngues e intervenções artísticas são algumas das ações durante o receptivo, além da entrega de artesanatos regionais a todos os turistas que desembarcam e a placa de “Boas Vindas” aos comandantes dos navios que chegam à cidade pela primeira vez.
A temporada de cruzeiros 2019/2022, antes da pandemia de Covid-19, registrou a visita de 17.428 turistas em sete meses.
Em junho deste ano, será apresentado o balanço final da temporada 2022/2023 para análise qualitativa do índice de satisfação dos turistas em relação ao receptivo, opções de lazer, gastronomia, telefonia, sinalização e limpeza pública.
Leia mais:
- Combate à Pirataria: Ipem-AM fiscaliza balanças em estabelecimentos comerciais de Manaus
- Copom eleva juros para 12,25% em última reunião de Campos Neto
- Mulher é presa por queimar filhotes de gato em Manaus
- MPF exige prestação de contas de “emendas PIX” em municípios do Amazonas
- Prefeitura de Manaus e setor privado unem forças para revitalizar Centro Histórico