BRASIL – O mercado imobiliário brasileiro prepara-se para um período de retomada das vendas, com expectativa de crescimento de 41% para este ano, seguindo uma evolução crescente que foi de 31% e de 36% em 2022.
“A expectativa de um mercado regular está em 51%, o que denota que nos encontramos atualmente em um ponto de equilíbrio”, afirma Guilherme Weber, sócio da Brain Inteligência, empresa de pesquisa de mercado que avalia o comportamento do setor.
O que vai determinar esse caminho será a trajetória da taxa de juros, afirma.
Dentre os segmentos com as melhores oportunidades no mercado, para 2023, ele cita o residencial, com 74%, galpões (41%) e loteamentos com 38%.
Os dados foram apresentados no 1º. Fórum Imobiliário Amazônico 2023 realizado nesta quarta-feira (8) pela empresa BTP Urbanismo.
De acordo com a pesquisa realizada pela Brain Inteligência, há um aumento gradativo na expectativa de melhoria em relação ao cenário econômico nos próximos 12 meses, em 32%, enquanto que em período anterior esse índice era de 24%.
No setor imobiliário, 55% das empresas entrevistadas em pesquisa da Brain, revelaram estar investindo ou ampliando negócios, caracterizando um otimismo dos empresários em relação às suas próprias empresas.
Biofilia em alta
O arquiteto e urbanista Benedito Abbud trouxe para o debate a “biofilia”, conceito que defende a reconexão com a natureza. Com o êxodo que levou 85% das pessoas para as cidades no Brasil, agora, além da sustentabilidade ambiental, é importante se pensar na sustentabilidade social, diz ele.
“O ser humano precisa da proteção da natureza humanizada nas grandes cidades que foram crescendo e se tornando ilhas de calor. Se quiser saúde e felicidade, melhorar a depressão, é preciso voltar as cidades para as pessoas”.
Com mais de 400 participantes, o 1º. Fórum Imobiliário Amazônico foi realizado nesta quarta-feira (8), tendo como palestrantes, além de Guilherme Werner e Benedito Abbud, o presidente do Implurb em Manaus, Carlos Valente, e o sócio-fundador da gestora de recursos Life Capital Partners, Christian Solon de Mello.
Carlos Valente mostrou ao público de construtores, incorporadores, arquitetos e urbanistas, o que o Município vem fazendo no sentido de desburocratizar os processos para construção, e as ações que levaram Manaus a ser alçada a 4ª. Melhor cidade para se investir no mercado de imóveis. Já Christian Solon de Mello apresentou dados sobre os investimentos imobiliários como forma de proteção do patrimônio diante de um cenário de incertezas.