Manaus–AM – A Escola de Educação Profissional e Tecnológica Bernardo Ramos, unidade de gastronomia do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), celebra um ano de atividades nesta quinta-feira (06/06). Nesse período, mais de 600 alunos foram formados em cursos de Gastronomia, Panificação e Confeitaria.
Resultados alcançados
Inaugurada pelo governador Wilson Lima, a escola já formou 300 alunos em cursos de Qualificação Profissional e terá mais 334 alunos concluindo os cursos técnicos oferecidos até novembro.
A Escola Bernardo Ramos destaca-se como referência em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Amazonas.
Investimentos e Qualidade
“O Governo do Amazonas, por meio do Cetam, está investindo na educação profissional para transformar vidas em todo o estado. A oferta de cursos gratuitos e de qualidade é uma determinação do governador Wilson Lima para qualificar a mão de obra local”, afirmou o diretor-presidente do Cetam, Fábio Albuquerque. A missão é oferecer educação profissional de qualidade, contribuindo para a inserção no mercado de trabalho e o desenvolvimento social e econômico da cidade.
Infraestrutura Moderna
A Escola Bernardo Ramos foi criada visando democratizar o acesso à educação profissional na área de gastronomia. Com uma infraestrutura moderna e equipada com os melhores maquinários do segmento, a escola conta com um corpo docente qualificado e experiente.
Cursos Oferecidos
Os cursos de Qualificação Profissional têm duração média de três meses e abordam temas como técnicas básicas de cozinha, manipulação de alimentos, e higiene e segurança alimentar.
Já os cursos técnicos, com duração média de 18 meses, preparam os alunos para o mercado de trabalho com conhecimentos teóricos e práticos aprofundados.
“Estamos muito felizes em completar um ano de atividades e poder celebrar a formação de mais de 600 alunos”, ressaltou a gestora da escola, Kamilla Silva.
A Escola de Educação Profissional e Tecnológica Bernardo Ramos, como é chamada, fica na avenida Tarumã, em frente à Escola Estadual Ribeiro da Cunha, no Centro de Manaus.
Casa Bernardo Ramos
O casarão onde a Escola de Gastronomia está instalada foi construído no final do século 19 e foi projetado pelo proprietário, o comerciante e pesquisador Bernardo de Azevedo da Silva Ramos, ou Beré Ramos como era chamado por amigos e familiares.
O local era o seu “chalet”, como chamava. Era uma grande quadra de terra da qual construiu a sua residência, cujo projeto ele mesmo idealizou. Ao redor plantou pomares e construiu jardins com suas próprias mãos, conservando a mata primitiva na área para criar um recanto de repouso e meditação.
Leia mais:
Veja vagas para Praça de Gastronomia do Festival de Parintins 2024
Faculdade Santa Teresa promove Feira de Gastronomia em Manaus
Faculdade em Manaus oferece oficinas gratuitas de Gastronomia, Moda, Arquitetura, Saúde e Psicologia
Festival Manaus Gastronomia levará sabor e arte à Ponta Negra em Manaus
FIGA 2023: confira as principais novidades da maior feira de gastronomia da Amazônia