Após passagens por Recife, Caruaru e Rio Branco, o curso de Direitos Autorais e Legislação Audiovisual chega a Manaus entre os dias 15 e 19 de agosto. A iniciativa está com inscrições online abertas (clique aqui). As aulas serão ministradas pelos advogados Thaís Sales e Diego Medeiros, sócios do Sales e Medeiros Advogados, primeiro escritório do norte, nordeste e centro-oeste especializado em direito das artes, cinema, audiovisual e novas mídias.
Os módulos do curso abrangem Direitos Autorais; Direitos da Personalidade; Audiovisual brasileiro e Novas Mídias. A carga horária é de 40 horas, sendo 20 horas de consultorias e leituras (período matutino) e 20 horas de aulas presenciais (das 14 às 18 horas), no Sebraelab, na Avenida Leonardo Malcher, 904, centro de Manaus. O investimento é de R$ 100,00.
Produzido pela Cabra Fulô de Recife, o curso de perfil teórico e prático aborda análise de leis, decretos, regulamentos, portarias e instruções normativas que regulamentam o audiovisual e, também, dos editais públicos federais de fomento. Outros pontos a serem tratados são os contratos usuais no audiovisual, exemplificando-se as diferenças de conceito e usos práticos, bem como realizados tutoriais de inscrições de projetos em editais federais de fomento.
Indústria audiovisual
Sócio-fundador do Sales e Medeiros Advogados, Diego Medeiros é um dos idealizadores do projeto de formação no setor e foi consultor jurídico das produções de Kleber Mendonça Filho: “Aquarius”, “Bacurau” e de “Retratos Fantasmas”.
“O curso visa formar pessoas que desejam atuar na indústria audiovisual, além de reforçar seus repertórios de informações sobre a cadeia de direitos que envolve a prestação de serviços”, comenta o consultor jurídico.
Para a advogada Thaís Sales, a formação em áreas técnicas contribui muito para profissionalizar a indústria. “Essa é a importância desse projeto de sair do eixo RJ-SP, e levar cursos de formação técnica de alta qualidade acessíveis a iniciantes e também a realizadores já inseridos no mercado”, disse a advogada.
A iniciativa é parte do projeto Formação Audiovisual e Direitos Autorais, fomentada pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio do EDITAL SAV/MINC/FSA nº 13, linha de formação e qualificação audiovisual. Em Manaus, o curso conta com apoio do Sebraelab.
LEIA MAIS:
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão