Brasília (DF) – O Ministério das Comunicações aprovou novas diretrizes para que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lance um segundo edital, com o objetivo de conectar mais de 1,2 mil escolas públicas do Norte e Nordeste. As metas fazem parte do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e visam acelerar a inclusão digital em regiões com os menores índices de conectividade.
Edital
O novo edital terá R$ 53 milhões em recursos não reembolsáveis, provenientes do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST).
As diretrizes, construídas em conjunto pelos Ministérios das Comunicações, da Educação e da Casa Civil, contou com aprov Comitê Gestor do FUST. O BNDES ficará responsável por todo o processo de seleção e pela entrega da instalação de internet nas escolas.
Investimento em educação reduz desigualdades regionais
O novo edital levará infraestrutura de conectividade para escolas nos estados do Pará, Maranhão, Ceará, Pernambuco e Bahia.
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou que a inclusão digital de estudantes da rede pública é essencial para garantir igualdade de oportunidades.
“Com esse novo edital, o BNDES amplia o alcance do FUST e leva banda larga a mais 1,2 mil escolas no Norte e no Nordeste. É um investimento que aproxima os alunos do conhecimento, impulsiona a qualidade do ensino e contribui para reduzir desigualdades regionais,” afirmou Mercadante.
O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, reforçou o compromisso do governo com o projeto.
“O governo do presidente Lula se preocupa com a educação e a inclusão digital dos alunos da rede pública. Destravar recursos do FUST para esse objetivo é uma realidade nessa gestão.”
Primeiro edital já beneficiou o Amazonas
No primeiro edital do programa BNDES FUST – Escolas Conectadas, no valor de R$ 60 milhões, 1,5 mil escolas públicas nas regiões Norte e Nordeste serão conectadas.
As obras estão divididas em três lotes. Cerca de 632 escolas no Acre e no Amazonas serão beneficiadas, além de outras 527 no Amapá e Pará, e 341 na Bahia, Maranhão e Paraíba. A expectativa é beneficiar aproximadamente 500 mil alunos com a iniciativa.
O FUST é um fundo administrado pelo Ministério das Comunicações com a finalidade de estimular a expansão e a melhoria das redes e dos serviços de telecomunicações.
Leia mais:
- Internet Starlink disponibilizada para escolas ribeirinhas de Manaus
- Governo instala antenas para levar internet ao território Yanomami
- Governos do Pará e AM contratam Starlink para levar internet a escolas da Amazônia
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431