Manaus (AM) – O Departamento de Prevenção à Violência (DPV), da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), está promovendo ações na Escola Estadual Sólon de Lucena, situada no bairro Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul de Manaus.
As atividades fazem parte da Semana Estadual Antidrogas e têm como objetivo conscientizar os alunos sobre os prejuízos causados pelas drogas, além de integrar a escola e a comunidade na prevenção à violência.
As ações tiveram início em 12 de junho e continuam até sexta-feira, dia 16 de junho. O DPV está trabalhando em parceria com a Coordenadoria Distrital de Educação 03, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, e o Conselho Tutelar para realizar essas atividades.
Palestras de conscientização
Durante os encontros, o DPV aborda temas relacionados à semana antidrogas, unindo as secretarias de Segurança Pública (SSP) e de Educação e Desporto para auxiliar os jovens em sua formação de caráter.
As palestras têm como foco a conscientização dos alunos sobre prevenção e promoção social, visando obter resultados positivos e minimizar os riscos que enfrentam na sociedade, combatendo o uso de drogas e a criminalidade.
Na quarta-feira, dia 14 de junho, foi realizada uma palestra no auditório da escola para os alunos do primeiro ano do ensino médio. Mais de 80 alunos, com idades entre 15 e 17 anos, participaram da palestra sobre “drogas e violência”. Durante o encontro, foram coletadas informações que serão encaminhadas para o Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar (NISE).
Palestrante João Ricardo Amorim
O palestrante do dia foi o Coordenador de Ações do DPV, João Ricardo Amorim, que destacou o objetivo principal dessa ação, que é alcançar os jovens e conscientizá-los sobre prevenção e promoção social. Ele ressaltou o trabalho positivo do governo em relação à vida de dependentes químicos e o esforço coordenado pelo secretário de Estado de Segurança Pública do Amazonas, general Carlos Alberto Mansur.
Direção da Escola Solon de Lucena
O professor Adanilson Batista, um dos administradores da escola, enfatizou a importância da presença da Secretaria de Segurança nas unidades de ensino, pois fortalece a conscientização realizada pelos educadores. Ele destacou que a presença de outras secretarias traz credibilidade às informações transmitidas, complementando as orientações dos professores e tornando-as mais evidentes e impactantes para os alunos.
Nesta quinta-feira e sexta-feira, dias 15 e 16 de junho, as palestras continuarão na escola, abordando outros temas relacionados à mesma temática.