Treinador mais vitorioso do estado, Aderbal Lana reestreia com triunfo por 2 a 0 sobre o Cuiabá e injeta esperança contra o rebaixamento.
Amazonas vence Cuiabá e reacende esperança na Série B
Manaus (AM) – O Amazonas Futebol Clube conquistou uma vitória fundamental por 2 a 0 sobre o Cuiabá, neste domingo (2), no Estádio Carlos Zamith, em Manaus, pela 35ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
O resultado deu novo fôlego à equipe amazonense na luta para escapar da zona de rebaixamento e marcou a reestreia de Aderbal Lana, de 78 anos — o treinador mais experiente em atividade no futebol brasileiro. A vitória do Amazonas sobre o Cuiabá em Manaus provou que a autoridade local faz a diferença.
O que representa a vitória do Amazonas FC
A vitória contra o Cuiabá simboliza esperança e resistência na reta final da Série B.
A vitória do Amazonas por 2 a 0 contra o Cuiabá, na reestreia de Aderbal Lana, elevou o clube para a 17ª posição na Série B, somando 35 pontos. O time agora está a apenas dois pontos do primeiro adversário fora da zona de rebaixamento (Athletic-MG), mantendo a equipe amazonense com chances concretas de permanência no campeonato nacional.
Com gols de Diego Torres, no primeiro tempo, e Henrique Almeida, nos acréscimos da segunda etapa, o Amazonas somou três pontos e subiu para a 17ª colocação, com 35 pontos, ficando apenas dois atrás do primeiro time fora da zona de degola.
Mesmo ainda ameaçada, a “Onça-Pintada” mostra que segue viva e determinada a se manter na Série B, feito que seria histórico para o futebol do Norte.
Aderbal Lana: a autoridade que voltou para salvar a Onça
Aos 78 anos, Aderbal Lana aceitou o desafio de tentar evitar o rebaixamento do Amazonas nas quatro rodadas finais do campeonato.
Com 11 títulos do Campeonato Amazonense e uma carreira marcada pela formação de gerações de atletas locais, Lana voltou à Série B depois de duas décadas e começou com vitória. Sua presença é um fator de mobilização e autoridade.
Aderbal Lana é o técnico mais vitorioso da história do estado. Sua liderança, baseada em um profundo conhecimento do futebol da região, representa a maior aposta do clube para reverter a difícil situação.
O peso da experiência de Lana é inegável, conforme o próprio clube declarou: “Você pode não gostar, pode até criticar… Mas o conhecimento, a simplicidade e o amor deste homem pelo que faz estão acima de qualquer discussão. O Lanismo tá on!”, sublinhando a confiança no técnico.
Futebol amazonense luta contra estatísticas
De acordo com projeções da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Amazonas segue entre os clubes que ainda correm risco de queda, com a probabilidade ainda alta.
Mesmo assim, a vitória contra o Cuiabá foi um divisor de águas, recolocando o time na briga pela permanência com garra e foco. Nos próximos compromissos, o Amazonas enfrenta o Botafogo-SP (fora), o Paysandu (fora) e encerra a competição em casa contra o Coritiba.
O objetivo é claro: garantir a permanência e manter o futebol amazonense na Série B — um marco de representatividade para todo o Norte do país.
Leia mais notícias sobre o futebol:
- Série B tem luta por G-4 e Amazonas FC joga em Manaus
 - Aderbal Lana reassume o Amazonas FC para reta final da Série B
 - Futebol amazonense garante classificações em rodadas nacionais
 - Ancelotti elogia espírito coletivo da Seleção, revela sua filha Katia
 - É Brasil na Final! Palmeiras e Flamengo decidem a Libertadores 2025
 
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431
