Governador entrega cinco áreas revitalizadas nas zonas norte e oeste
Manaus -AM – A revitalização de espaços esportivos em Manaus por parte do Governo do Estado, com a entrega de cinco novos locais nesta sexta-feira (22/11), beneficia mais de 240 mil pessoas nas zonas norte e oeste da cidade. Com essas inaugurações, já são 36 áreas reformadas ou construídas, proporcionando esporte e lazer para crianças, jovens e comunidades.
Arenas entregues e impacto nas comunidades
Os espaços revitalizados incluem as arenas Walderlan Gama e Buritins, no bairro Cidade Nova, e a arena João Paulo, no Santa Etelvina, ambas na zona norte.
Na zona oeste, foram entregues o campo do Cophasa, no Nova Esperança, e o campo Cidadão 10, no Tarumã. Essas áreas oferecem infraestrutura moderna e ampliam as oportunidades de práticas esportivas.
Moradores comemoraram as reformas. Nilce Pantoja, residente do Cidade Nova, destacou a luta de 14 anos para a realização do projeto.
“Para nós, é motivo de alegria e satisfação. Agradecemos por esse sonho realizado”, afirmou.
Expansão de programas esportivos
Com a revitalização, cerca de 600 vagas adicionais serão abertas no Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), segundo o secretário de Desporto e Lazer, Jorge Oliveira. Apenas na Cidade Nova, as melhorias impactarão indiretamente mais de 20 mil pessoas.
O Pelci já beneficia mais de 7 mil atletas em 26 núcleos na capital, promovendo esportes para crianças e adolescentes. Outro destaque é o projeto “Mais Futevôlei nos Bairros”, que atende 900 alunos em 12 bairros, fortalecendo a integração social e autoestima nas comunidades.
Investimentos e serviços executados
As obras, realizadas pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), tiveram investimento de R$ 3,9 milhões. As melhorias incluem construção de calçadas, instalação de alambrados, iluminação, reforma de banheiros, plantio de grama, pintura e outras intervenções estruturais.
Daniela Jaime, subcoordenadora da UGPE, enfatizou a importância das entregas:
“Só em 2024, este já é o 15º campo entregue, atendendo demandas das lideranças comunitárias e beneficiando toda a população de Manaus”.
Histórico de revitalizações
Desde 2021, o estado já investiu mais de R$ 30 milhões em obras de construção, reforma e revitalização de espaços esportivos, com 36 entregas realizadas. Dessas, 31 estão na capital e cinco no interior, promovendo acesso ao esporte e lazer em todo o Amazonas.
Locais revitalizados incluem o Campo do Teixeirão, Arena do Monte, CDC da Compensa, Campo do Passarinho, entre outros espaços que atendem diversas comunidades de Manaus.
Leia mais:
- Promessa da natação amazonense é convocada para Jogos Sul-Americanos
- Espaços esportivos revitalizados beneficiam mais de 240 mil pessoas em Manaus
- MPF pede suspensão do projeto de crédito de carbono no Amazonas
- PF identifica Braga Netto como líder estratégico de plano golpista ligado a Bolsonaro
- Mais de 2 milhões visitam parque Gigantes da Floresta em menos de cinco meses em Manaus