Por Carlos Santiago*
As exonerações de Renato Júnior, ex-titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura – Seminf e de Shádia Fraxe, que comandava a secretaria de Saúde de Manaus, ampliam a possibilidade de o prefeito David Almeida emplacar uma chapa majoritária puro-sangue só com partidários do Avante para a sua reeleição. Vencendo o pleito, teria hegemonia na política do Amazonas. Será que os outros políticos vão deixar isso acontecer?
Aliados estratégicos
O prefeito de Manaus já emplacou nas eleições gerais de 2022 o vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, filiado ao Avante e, por amizade e lealdade a David Almeida, foi o indicado. Tadeu é o substituto natural de Wilson Lima, caso ele decida renunciar ao mandato para disputar outro cargo eletivo, como o de senador nas eleições de 2026. Então, Almeida já tem um forte aliado dentro do governo estadual.
Cenário para 2024
Nessa arrumação de estratégia para 2024, Almeida terá que envolver seus dois aliados: os senadores Eduardo Braga e Omar Aziz, ambos com projetos políticos para 2026. O primeiro quer a reeleição e o segundo deseja o governo do Estado. Se David montar uma chapa somente com partidários do Avante, a possibilidade de ele deixar a Prefeitura e concorrer ao governo é grande. Uma vez reeleito, qual o sentido de o prefeito terminar o mandato? Logo, Aziz pode ter Almeida como concorrente em 2026.
Desafios para Eduardo Braga
Braga terá uma reeleição difícil, dependendo dos votos do interior e do presidente Lula, pois se o prefeito David não for reeleito, a sua força em Manaus continuará pequena. E, como a política é como nuvens, mesmo que David vença com chapa puro-sangue, não existe garantia de apoio. Por isso, Braga e Omar irão fazer pressão para emplacar um aliado como vice de David.
Adversários de Almeida
O prefeito segue como favorito à reeleição. Seus adversários, até o momento, não possuem estratégias eficientes para desgastá-lo. Dois pré-candidatos, com experiências de gestão pública, Marcelo Ramos e Wilker Barreto, se destacam pela capacidade de transmitir antipatia. Amom Mandel acerta quando coloca para o debate público a importância de uma cidade melhor para hoje e para o futuro, mas escorrega em vídeos bobos.
Roberto Cidade conduz uma grande aliança política e administrativa, mas não tem carisma e possui dificuldade para a comunicação, além de comandar um parlamento fraco. Capitão Alberto Neto é jovem e quer ampliar apoios, porém, não consegue liderar sozinho sem Bolsonaro.
O principal adversário
Em comum, todos ainda não entenderam que o prefeito é o David Almeida, o principal adversário, responsável pela administração do município nos três anos e seis meses, e pode ou não, a partir de 2024, comandar um grupo político hegemônico.
Papel do Vice-Governador
Há outro fator importante nessa articulação de David Almeida: o vice-governador Tadeu de Souza, assumindo após uma possível renúncia do atual governador para disputar outro cargo, pode gostar da cadeira de governador e pleitear a recondução ao cargo. Mas tudo isso consta no campo das possibilidades políticas.
O fato concreto no momento são as exonerações de aliados fiéis a David Almeida, ficando aptos para concorrerem ao cargo de vice, indicando que o prefeito quer fazer “barba, cabelo e bigode”, como afirma o ditado popular quando o jogador ganha tudo numa disputa.
*Carlos Santiago é Sociólogo, pós-graduado em Ciência Política e Advogado.
Leia mais artigos de Carlos Santiago:
O discurso contrário ao caciquismo político vai continuar na eleição?
É possível alcançar a felicidade?
Caciquismo gosta de fidelidade
A volta por cima do governador e os paparicos
O BBB de Helder Barbalho e de Wilson Lima
Os partidos progressistas no Amazonas estão na condição de “nanicos” nas ações e nas eleições
O Pálido Ponto Azul e a Mensagem de Carl Sagan
Barbárie amazônica, omissões e homenagens
A quem interessa o debate sobre a terapia “Cura Gay”?
Página de Carlos Santiago no Portal Meu Amazonas, clique aqui.
Os artigos assinados são de responsabilidade do autor, não refletem necessariamente a opinião do Portal Meu Amazonas.