Manaus (AM) – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Ordem Política e Social (Deops), passou a integrar o Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas (CNPD). A plataforma foi lançada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em agosto deste ano.
O sistema digital tem como objetivo centralizar informações sobre desaparecidos e agilizar as investigações em todo o Brasil.
Avanço na busca por desaparecidos
Segundo a delegada Alynne Lima, o CNPD representa um avanço significativo na política nacional de buscas, pois permite a integração de dados de delegacias de diferentes estados.
“Todas as pessoas desaparecidas estão registradas neste cadastro nacional. O CNPD conta com um painel público, acessível a qualquer pessoa, que reúne fotos e dados dos desaparecidos em todo o país, como nome, idade, local do registro e a roupa que a vítima usava no momento do desaparecimento”, explicou a delegada.
Como funciona o painel público do CNPD
O painel da plataforma reúne informações detalhadas e permite que a população contribua com as buscas.
Basta clicar no cartaz de uma pessoa desaparecida e registrar uma denúncia, que será encaminhada diretamente ao policial responsável pelo caso.
O acesso pode ser feito pelo endereço eletrônico: https://cnpd.mj.gov.br/painel-publico.
Leia mais:
Corpo de Jovem desaparecida é encontrado em Manaus; investigação em curso
Polícia divulga imagem de jovem desaparecida no Bairro Petrópolis, em Manaus
Três pessoas estão desaparecidas em Manaus e Polícia busca pistas