Manaus (AM) – A cadela policial Havana encontrou 17 quilos de maconha do tipo skunk, na tarde desta segunda-feira (10), escondidos em uma mala no convés de uma embarcação que trafegava nas proximidades de Coari, município localizado a 363 quilômetros de Manaus. Um homem de 40 anos, responsável pelo transporte do entorpecente, foi preso em flagrante.
A apreensão ocorreu por volta das 17h, durante uma abordagem ao barco GM Oliveira, que havia partido de Tabatinga (a 1.108 quilômetros da capital) com destino a Manaus.
A cadela policial Havana é treinada para detectar drogas e identificou a presença de entorpecentes em uma das bagagens. Ao inspecionar o material, os policiais encontraram 17 tabletes de maconha do tipo skunk.
Alto teor de THC
Após a descoberta, o material foi submetido a testes realizados por peritos do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), que confirmaram se tratar de maconha skunk, uma variedade de alto teor de THC. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), a apreensão representa um prejuízo estimado em R$ 359 mil para o narcotráfico.
O suspeito, identificado como o responsável pela bagagem onde a droga estava escondida, foi encaminhado junto com o material apreendido para a Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Coari, onde os procedimentos legais foram iniciados.
As rotas fluviais do interior do Amazonas são frequentemente utilizadas por criminosos para o transporte de entorpecentes. A atuação de cães farejadores tem sido fundamental para o sucesso das operações.
Leia mais:
Drogas são apreendidas em embarcação no AM