Manaus (AM) – Um casal foi preso em flagrante na quinta-feira (10/07), no bairro Praça 14 de Janeiro, zona sul de Manaus, por envolvimento em um esquema criminoso de abortos clandestinos. Os suspeitos foram identificados como Adailton Cruz de Souza, 35 anos, e Daiane dos Santos Vicente da Silva, 33.
Segundo informações do delegado Cícero Túlio, titular do 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), o casal promovia os abortos com o consentimento das gestantes e cobrava até R$ 1,6 mil por procedimento, utilizando plataformas de comércio eletrônico para oferecer o serviço.
Esquema era divulgado online e operava presencialmente
“Eles atuavam como uma espécie de consultoria para intermediar os abortos, tanto de forma virtual quanto presencial. Após denúncias recebidas sobre o esquema e tráfico de pílulas abortivas, iniciamos o monitoramento há cerca de uma semana”, informou o delegado.
Na tarde de quinta-feira, Daiane foi flagrada nas imediações do 1º DIP com diversas pílulas abortivas. Ao ser abordada, revelou o envolvimento do esposo, que foi preso em seguida na residência do casal.
Outros envolvidos estão sendo investigados
Além do casal, uma terceira pessoa, identificada como Júlia Danielle, também foi indiciada por realizar um aborto clandestino com auxílio da dupla, no dia anterior à prisão.
“As investigações seguem para identificar outros possíveis integrantes do esquema”, destacou Cícero Túlio.
Procedimentos legais
Adailton e Daiane irão responder pelos crimes de:
- Aborto provocado com consentimento da gestante
- Associação para o tráfico de drogas
- Tráfico de drogas
- Adulteração e corrupção de produtos com fins terapêuticos
Eles passarão por audiência de custódia e permanecerão à disposição da Justiça.
Leia mais:
Advogada denuncia agressões e cárcere privado cometidos por companheiro em Manaus