Valência (Espanha) — A Polícia Federal (PF) prendeu na Espanha, na última quarta-feira (5/11), um colombiano ligado ao Comando Vermelho (CV) e foragido da Justiça brasileira. O suspeito figurava na lista de Difusão Vermelha da Interpol e era procurado por tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro para a facção criminosa que domina o tráfico no Amazonas.
Esta Prisão do Líder do Comando Vermelho é um desdobramento da Operação Xeque-Mate, deflagrada há cerca de um mês pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/AM). O mandado de prisão preventiva saiu da Justiça Federal do Amazonas, consolidando a atuação integrada entre órgãos de segurança.
Atuação Financeira e Bloqueio de R$ 122 Milhões
Como o líder financeiro atuava para o Comando Vermelho no Amazonas?
As investigações da Polícia Federal apontam que o colombiano agia como operador financeiro da facção, movimentando valores obtidos com a venda de drogas produzidas na Colômbia e distribuídas no estado do Amazonas. O esquema utilizava criptoativos, fintechs, empresas de fachada e sistemas paralelos de pagamento para ocultar a origem ilícita dos recursos movimentados.
A prisão na Espanha resultou de uma ação conjunta com a Polícia Nacional da Espanha, que recebeu apoio das Adidâncias da PF em Madri e Bogotá.
De acordo com a Polícia Federal no Amazonas, a Operação Xeque-Mate já cumpriu cinco mandados de prisão e bloqueou cerca de R$ 122 milhões em bens da organização criminosa no estado. A PF já solicitou à Justiça Federal, em Manaus, a extradição do suspeito para que ele responda pelos crimes no Brasil, demonstrando o rigor das instituições brasileiras contra o crime organizado.
LEIA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A FACÇÃO COMANDO VERMELHO
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431
