Manaus (AM) – O delegado da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Adriano Felix, foi preso na manhã desta quinta-feira (22), durante a Operação Jeremias 22:17, deflagrada pela Polícia Federal. A ação apura a prática de sequestro e tortura relacionados ao roubo de uma carga de cassiterita em Roraima.
Além de Adriano Felix, também foram presos o investigador Álvaro Tiburcio e um motorista ainda não identificado. Os três são alvos de mandados de prisão temporária expedidos pela Justiça Estadual de Roraima.
A operação acontece simultaneamente nos estados do Amazonas, Roraima, Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul. No total, são cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e sete de prisão.
As investigações apontam que os suspeitos teriam sequestrado e torturado um homem para obter informações sobre o destino de uma carga de minério roubada. Há indícios de que o grupo, formado por agentes públicos, prestava segurança privada de forma clandestina e escoltava minérios extraídos ilegalmente da Terra Indígena Yanomami (TIY), atuando à margem do Estado.
O caso segue sob investigação da Polícia Federal, com apoio da Promotoria de Justiça de Caracaraí, município onde o crime ocorreu.
Leia mais:
Policiais do AM são alvos de operação da PF por sequestro e tortura no caso de roubo de cassiterita