Manaus (AM) – Francisco de Almeida, de 49 anos, foi preso na terça-feira (9) pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS). Ele cumprirá 33 anos, 9 meses e 19 dias de reclusão em regime fechado pelo homicídio de Viviane Costa de Castro, de 36 anos, ocorrido em maio de 2013, na rua Peruíbe, bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus.
Prisão de Francisco de Almeida
O delegado Adanor Porto explicou que a DEHS vinha conduzindo investigações minuciosas para localizar Francisco, que teve sua imagem divulgada como procurado e foi monitorado até ser capturado.
Histórico do crime e condenação
O homicídio causou grande comoção na época, pela brutalidade do ato. O crime foi executado a mando do ex-companheiro de Viviane, Alesson Pessoa Mota, que não aceitava o fim do relacionamento. Em 2012, Viviane já havia sofrido uma tentativa de homicídio com características semelhantes.
Francisco disparou contra a vítima à queima-roupa, consumando o assassinato. Ele também é apontado como integrante de um grupo criminoso envolvido em extorsões em Manaus.
Investigações da DEHS
Francisco se passava por funcionário público, portando documentos falsos, e praticava extorsões. Ele é suspeito de envolvimento na tentativa de assassinato do ex-prefeito de Coari, Arnaldo Mitoso. As diligências continuam para localizar Alesson Pessoa Mota, ainda foragido.
Mandante ainda foragido
A PC-AM reforça a importância da colaboração da população para encontrar Alesson. Denúncias podem ser feitas anonimamente pelo número (92) 98118-9535, disque-denúncia da DEHS, ou pelo 181, da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). O sigilo é garantido.
Procedimentos
Francisco de Almeida segue à disposição do Poder Judiciário, cumprindo sua condenação em regime fechado pelo homicídio de Viviane Costa de Castro.
Leia mais:
Justiça condena médico que estuprou mulheres na sala de parto