Manaus (AM) – Um homem, de 28 anos, foi preso na quarta-feira (20) após atear fogo na residência da própria irmã, de 31 anos, grávida de cinco meses. O crime ocorreu no dia 3 de maio, no bairro Zumbi dos Palmares, zona leste de Manaus.
A prisão faz parte da Operação Shamar, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), voltada ao combate a crimes e violências domésticas contra mulheres em todo o país.
De acordo com a delegada Nathalia Oliveira, no dia do crime, o autor estava embriagado e sob efeito de entorpecentes. Após uma discussão, ele ateou fogo na porta da residência, obrigando a irmã e seus três filhos a saírem pela janela para escapar das chamas.
“A ação criminosa ocorreu depois que o infrator caiu de uma escada de madeira dentro do imóvel. Ele, que possui antecedentes por tráfico de drogas, homicídio, roubo e porte ilegal de arma de fogo, ameaçou a irmã, acusando-a de colaborar com a Justiça em processos que responde”, explicou a delegada.
Segundo a polícia, o homem utilizou gasolina para incendiar a casa. O fogo foi controlado com ajuda de vizinhos, mas ele continuava ameaçando que todos morreriam queimados e que retornaria para incendiar novamente o imóvel.
A vítima foi levada a um hospital após apresentar sangramento e, posteriormente, solicitou Medida Protetiva de Urgência (MPU) devido ao temor em relação ao irmão.
Em maio, o homem já havia sido preso por outro mandado, mas respondia em regime aberto. Com a prisão preventiva decretada pela Justiça referente ao incêndio, ele foi localizado e preso na rua Bom Jesus, no mesmo bairro.
O homem responderá pelos crimes de incêndio em casa habitada ou destinada à habitação e ameaça. Ele passará por audiência de custódia e permanecerá à disposição da Justiça.
Leia mais:
Jovem é preso por agredir mãe com câncer em Manaus