Manaus (AM) – Nove pessoas foram indiciadas pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) durante a Operação Ybirá, deflagrada nesta terça-feira (23/09). O grupo invadiu uma área de preservação florestal no bairro Tarumã, zona Oeste de Manaus.
Segundo a delegada Juliana Viga, da DEMA, os investigados praticaram destruição de florestas nativas, desmatamento de área de preservação permanente, esbulho possessório e loteamento sem autorização.
“Também apuramos impedir a regeneração natural da floresta, construção irregular de estabelecimentos, obras ou serviços poluidores sem licença, danos à unidade de conservação e associação criminosa. Com base nas provas, deflagramos a operação hoje”, explicou a delegada.
No local, os policiais identificaram as nove lideranças da invasão. Foram constatadas irregularidades como corte de árvores, perfuração de poços e construção de moradias em área da APA-Tarumã, sem autorização do poder público. A invasão também atingiu área de preservação permanente às margens de um igarapé.
Todos os indiciados foram conduzidos à delegacia para auto de qualificação e interrogatório. Os crimes estão sendo investigados por Inquérito Policial (IP), pois ultrapassam as infrações tratadas por Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
A Operação Ybirá faz parte de investigações contínuas da DEMA sobre ações semelhantes em diversas áreas de Manaus, incluindo a rodovia BR-174. “Verificamos que a mesma organização atua em diferentes regiões da cidade, tanto urbana quanto rural. Já enviamos 15 inquéritos à Justiça, e outros seguem em tramitação. Todos os envolvidos estão à disposição do Poder Judiciário”, finalizou a delegada Juliana Viga.
A ação envolveu a Delegacia Especializada em Meio Ambiente e Urbanismo (DEMA), com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM), do Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar (BPAmb/PMAM) e do Instituto de Criminalística (IC).
Leia mais:
Ipaam autua caçadores de curió por crime ambiental em Iranduba
Um passo largo para o futuro ambiental do Amazonas
Níveis críticos de fumaça assolam Manaus e acendem alerta ambiental
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431