Manaus (AM) – A Polícia Federal realizou, na última quinta-feira (18/12), uma operação conjunta com a 2ª Companhia de Operações Fluviais do Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amazonas para combater o garimpo ilegal nas proximidades da Ponte do Rio Negro.
A ação teve como objetivo reprimir atividades clandestinas relacionadas à construção e reforma de dragas utilizadas na exploração ilegal de ouro na região.
Estaleiros clandestinos foram identificados
As investigações começaram após denúncias apontarem o funcionamento de estaleiros irregulares. Após levantamentos realizados pelas equipes, os policiais confirmaram a existência das estruturas clandestinas.

Durante a fiscalização, os responsáveis não apresentaram as autorizações exigidas pela Norma da Autoridade Marítima (Normam-03), da Marinha do Brasil.
Equipamentos de garimpo ilegal foram apreendidos
Nos locais vistoriados, foram encontradas estruturas típicas de dragas de garimpo, algumas com inscrições do município de Porto Velho (RO). Também foram apreendidos diversos equipamentos usados na atividade ilegal, como tapetes e separadores de ouro, maçaricos e bacias de garimpagem.
Seis embarcações foram recolhidas
Ao todo, seis embarcações foram apreendidas, entre elas duas dragas completas, um rebocador novo sem motor e duas balsas equipadas com ferramentas utilizadas no garimpo ilegal.
Investigação segue em andamento
O estaleiro clandestino foi identificado, e a Polícia Federal informou que dará continuidade às investigações para identificar os responsáveis pelas embarcações e estruturas apreendidas.
LEIA MAIS:
PF destrói 71 dragas de garimpo ilegal no Rio Madeira
PF destrói 277 dragas e causa R$ 38 mi de prejuízo ao garimpo no AM
PF encontra trabalhadores em situação análoga à escravidão e destrói dragas de garimpo no AM
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431
