A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do Departamento de Inteligência de Polícia Judiciária (DIPJ), lançou novos canais para que a população possa fazer denúncias anônimas. Agora, é possível enviar informações de forma sigilosa pelo número 197, pelo WhatsApp (92) 3667-7575 e pelo e-mail [email protected].
A Divisão de Controle de Denúncias (Dicode) é a responsável por receber, analisar e encaminhar as denúncias para as unidades policiais competentes, garantindo o sigilo e agilizando as investigações. O número 197, já padrão em Polícias Civis do Brasil, é mais uma opção segura e fácil para a população.
Denúncias com sigilo e segurança
Em coletiva de imprensa, o delegado Denis Pinho, coordenador do DIPJ, destacou que a iniciativa aproxima a polícia da sociedade. Ele explicou que a Dicode assegura o anonimato do denunciante, prioriza denúncias mais urgentes e permite um registro organizado para análises estatísticas.
“A partir de hoje, o 197 estará disponível como canal gratuito para denúncias. Também temos o WhatsApp e o e-mail, que funcionam 24 horas por dia”, detalhou o delegado. “Em uma fase posterior, o 197 também operará de forma ininterrupta.”
O delegado ressaltou que todas as informações são tratadas de forma sigilosa. As denúncias são essenciais para combater o crime organizado, o tráfico de drogas e crimes contra crianças, adolescentes e mulheres.
Resultados positivos durante os testes
A PC-AM já obteve sucesso com os novos canais. Durante a fase de testes, uma denúncia sobre um ataque a uma escola permitiu uma ação rápida que impediu o crime. Outras denúncias levaram a prisões, como a de um homem de 35 anos, apontado como autor de um homicídio, e a de uma prisão por extorsão.
Nos testes, 21 relatórios de inteligência foram elaborados. Esses relatórios ajudaram investigações no Amazonas e em outros estados, como o Pará, e serviram de apoio à Polícia Federal.
Além dos novos contatos, as denúncias podem ser feitas pela aba “Denuncie Aqui” no site oficial da Polícia Civil do Amazonas: www.policiacivil.am.gov.br. O delegado Denis Pinho explicou que o número 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), continuará em funcionamento, e que o 197 é um serviço adicional para ampliar as opções de colaboração.
Leia mais:
Ligação anônima evita atentado no show de Lady Gaga no Rio
Disque 100 vai receber denúncia de ataque a escolas no WhatsApp
Disque 100 tem 47 mil denúncias de violência contra pessoas idosas