Manaus (AM) – Nesta quarta-feira (2), durante a Sessão Plenária na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o aumento do número de deputados federais e estaduais foi o principal assunto discutido.
O deputado Dr. George Lins (União Brasil) levou a questão ao plenário e ressaltou que a mudança é uma demanda antiga do estado.
Um Projeto de Lei Complementar, em tramitação em Brasília, propõe a alteração das bancadas conforme os dados do Censo Demográfico 2022, o que aumentaria o número de deputados federais de oito para dez e deputados estaduais de 24 para 30 na Aleam.
Amazonas e sua representatividade
O presidente da Aleam, Roberto Cidade (União Brasil), destacou a necessidade de maior representatividade para o Amazonas, mas reconheceu a dificuldade em conquistar o apoio de estados como o Rio de Janeiro e Bahia, que teriam que perder cadeiras.
O deputado Adjuto Afonso (União Brasil) reforçou que a distribuição desigual prejudica o Amazonas, e com a comprovação do aumento populacional pelo Censo 2022, a busca por reparação deve ser retomada.
Complexos viários
Além disso, o deputado Adjuto Afonso elogiou as obras do Complexo Viário Anel Leste, que trará melhorias ao trânsito em Manaus.
E o deputado Abdala Fraxe (Avante) elogiou o sucesso do 65º Festival Folclórico do Amazonas, realizado com mais de 150 grupos e atraindo mais de 160 mil pessoas em duas semanas de apresentações.
Discussões
Em meio às discussões, os deputados também ressaltaram a relevância do Censo Demográfico 2022, que reconfigurou o número de habitantes brasileiros e tem influência direta na distribuição de recursos da União aos estados e municípios, além de impactar no número de cadeiras na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa do Amazonas.
A questão do aumento do número de deputados federais e estaduais é vista como uma demanda importante para garantir a representatividade adequada do estado na esfera política.
Leia mais:
- Promessa da natação amazonense é convocada para Jogos Sul-Americanos
- Espaços esportivos revitalizados beneficiam mais de 240 mil pessoas em Manaus
- MPF pede suspensão do projeto de crédito de carbono no Amazonas
- PF identifica Braga Netto como líder estratégico de plano golpista ligado a Bolsonaro
- Mais de 2 milhões visitam parque Gigantes da Floresta em menos de cinco meses em Manaus