Manaus–AM – 23 de abril de 2024 – O deputado federal Comandante Dan (Podemos-AM) utilizou a tribuna da Câmara dos Deputados em Manaus nesta segunda-feira (23) para alertar sobre a necessidade urgente de medidas preventivas em relação à próxima vazante dos rios na Amazônia, que, segundo o saber popular, se intensifica a partir do final de junho e início de julho.
Situação Preocupante:
Leia mais: Governo Federal libera R$ 324,3 milhões para apoio a afetados pela seca no AM
Com base em dados do Monitor de Secas da Agência Nacional das Águas (ANA), Dan apresentou mapas comparativos das secas no Amazonas entre março de 2024 e março de 2023, revelando um agravamento preocupante da situação.
“Vivemos uma situação calamitosa em 2023, quando a estiagem secou cursos d’água, transformou lagos em desertos e contribuiu para o aumento das queimadas e da péssima qualidade do ar”, lamentou o deputado.
Dados da ANA:
O documento da ANA, divulgado na sexta-feira (19), aponta para o surgimento, este ano, de áreas de seca grave e extrema em pelo menos metade do território amazonense, o que não havia sido registrado no mesmo período de 2023.
“Estes dados demonstram a gravidade da situação e a necessidade de agirmos com rapidez e responsabilidade para evitar que 2024 seja marcado por mais uma crise hídrica de proporções épicas na Amazônia”, salientou Dan.
Medidas Preventivas:
Diante da urgência, o deputado defende a adoção imediata de medidas preventivas que garantam a qualidade de vida da população amazonense e protejam o meio ambiente.
“Precisamos agir agora para evitar que populações já vulneráveis sejam ainda mais impactadas por uma nova seca”, alertou.
Projeto de Lei:
Dan é autor do Projeto de Lei n.º 860/2023, que “Institui Diretrizes de Prevenção, Pronta Resposta e Combate a Incêndios e de Ações Humanitárias em Catástrofes, e estabelece a criação dos Grupamentos Integrados de Combate a Incêndio e Proteção Civil e dá outras providências”.
Apresentado em julho de 2023, o projeto ainda aguarda parecer da Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia Legislativa do Amazonas.
Financiamento para Combate a Incêndios:
“Apesar de algumas conquistas, como a emenda que viabilizou o financiamento de 21 unidades de combate a incêndios nos municípios mais afetados pelas queimadas, o tempo urge e precisamos de celeridade em tudo que se refere a calamidade pública, especialmente no Amazonas”, enfatizou o deputado.
Monitor de Secas:
O Monitor de Secas é um processo de acompanhamento regular e periódico da situação da seca, cujos resultados consolidados são divulgados por meio do Mapa do Monitor de Secas.
As informações estão disponíveis para consulta em https://monitordesecas.ana.gov.br/o-monitor-de-secas.
Alerta para 2024:
Embora os níveis dos rios estejam subindo no momento, as previsões indicam que a seca na Amazônia pode ser ainda mais severa em 2024. Especialistas alertam que o El Niño, fenômeno climático que contribui para a diminuição das chuvas na região, deve se arrefecer, mas não será o suficiente para conter a seca de 2024, pois os rios continuam abaixo da média, devido à vazante de 2023.
Ação Conjunta:
A sociedade civil, governos e ONGs devem colaborar para garantir o acesso à água potável, reduzir os impactos da seca na população e no meio ambiente, e impedir que 2024 testemunhe outra crise hídrica de proporções épicas na Amazônia.
Leia mais:
Sindarma alerta que AM poderá enfrentar nova seca recorde em 2024