Brasília (DF) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira (17), que o governo federal precisa construir a “narrativa correta” para informar a população sobre o que aconteceu no Brasil nos últimos anos e destacar os avanços da atual gestão.
A declaração foi feita durante a última reunião ministerial de 2025, realizada na residência oficial da Granja do Torto, com a presença de ministros e integrantes do primeiro escalão do governo.
Lula fala em cenário favorável, apesar da polarização
Segundo o presidente, o Brasil vive um momento “amplamente favorável”, especialmente na economia e na área social. No entanto, ele avalia que esse cenário não aparece com a força necessária nas pesquisas de opinião, em razão da polarização política.
Para Lula, o discurso do governo precisa estar alinhado e bem definido diante do processo eleitoral de 2026.
“Ano da verdade”, diz presidente sobre eleições
Governo quer mostrar diferenças entre gestões
Durante a reunião, Lula afirmou que o próximo ano eleitoral será decisivo para esclarecer à população o que foi feito antes e depois do início de seu governo.
“O ano eleitoral vai ser o ano da verdade. Temos que mostrar quem faz o quê neste país e o que acontece quando nós chegamos ao governo”, disse o presidente, citando ações nas áreas de economia, inclusão social e investimentos públicos.
Lula defende circulação de renda na economia
O presidente voltou a defender sua política de fortalecimento do consumo interno, afirmando que colocar dinheiro nas mãos da população é essencial para o crescimento econômico.
“Pouco dinheiro na mão do povo resolve”
Segundo Lula, a circulação de renda impacta diretamente setores como indústria, agricultura, consumo e controle da inflação, além de reduzir desigualdades sociais.
“Nós acabamos com a invisibilidade do povo pobre deste país”, afirmou.
Ministros podem deixar cargos para disputar eleições
Lula também confirmou que aceitará o afastamento de ministros que decidirem disputar cargos eletivos em 2026, quando serão eleitos presidente da República, governadores, senadores e deputados.
Reunião ministerial faz balanço do governo
Após o discurso do presidente, o vice-presidente Geraldo Alckmin apresentou ações voltadas à política industrial. Já o ministro da Casa Civil, Rui Costa, fez um balanço dos três primeiros anos de gestão.
Também estavam previstas falas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad; do secretário de Comunicação Social, Sidônio Palmeira; e da ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.
*Com informações da Agência Brasil
LEIA MAIS:
Marcelo Ramos recebe Lula em Manaus e diz “trabalhar projetos futuros com o presidente”
Trump diz que Lula pode ligar para ele quando quiser
Bolsonaro diz que negociaria com Trump se Lula devolver passaporte
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431
