O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou a videoconferência de 30 minutos que teve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta segunda-feira (6). Em sua rede social, Trump afirmou: “Nossos países se darão muito bem juntos”.
📞 Conversa amistosa entre líderes
O diálogo abordou diversos temas, mas teve foco principal na economia e no comércio entre Brasil e EUA. Trump destacou que novas discussões ocorrerão em breve, com encontros planejados tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil.
Segundo o Palácio do Planalto, a ligação ocorreu por iniciativa de Trump, e os presidentes trocaram números pessoais para manter uma comunicação direta.
🌍 Relações históricas e recuperação de vínculos
Lula ressaltou que a conversa representa uma oportunidade de restaurar 201 anos de relações amigáveis entre as duas maiores democracias do Ocidente. Ele lembrou que o Brasil é um dos três países do G20 com superávit na balança de bens e serviços em relação aos EUA.
💰 Pedido de retirada da sobretaxa
Durante o diálogo, Lula solicitou a remoção da sobretaxa de 50% imposta a produtos brasileiros, além do fim de restrições aplicadas a autoridades nacionais.
Trump designou o secretário de Estado, Marco Rubio, para dar continuidade às negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda Fernando Haddad.
🤝 Próximos encontros
Os presidentes concordaram em se encontrar pessoalmente em breve. Lula sugeriu que o encontro ocorra durante a Cúpula da Asean, na Malásia. Ele também convidou Trump para a COP30, em Belém, e se dispôs a viajar aos Estados Unidos para reforçar as negociações.
*Com informações da Agência Brasil
Leia mais:
Lula reforça comércio e parceria estratégica com Nigéria
Bolsonaro diz que negociaria com Trump se Lula devolver passaporte
Trump diz que Lula pode ligar para ele quando quiser
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431