Brasília (DF) – O União Brasil determinou que seus filiados entreguem, em até 24 horas, os cargos ou funções comissionadas ocupadas no governo federal. A decisão foi aprovada pela executiva nacional do partido e divulgada nesta quinta-feira (18).
O movimento reforça o afastamento da legenda da base de apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, anunciado no início do mês, em conjunto com o Progressistas (PP), que integra a mesma federação partidária.
Ministros seguem nos cargos
Na resolução anterior, a exigência de exoneração valia apenas para detentores de mandato eletivo, o que colocava em xeque a permanência dos ministros Celso Sabino (Turismo, União-PA) e André Fufuca (Esporte, PP-MA). Ambos seguem no governo até o momento.
Segundo a nota oficial, a decisão agora atinge todos os filiados em cargos de livre nomeação, sob pena de serem enquadrados em infidelidade partidária.
Solidariedade a Antonio Rueda
O União Brasil também usou a nota para manifestar apoio ao presidente do partido, Antonio Rueda, após reportagem do UOL e do ICL Notícias apontar suposto envolvimento dele com uma empresa de táxi aéreo investigada por ligações com lavagem de dinheiro.
“União Brasil manifesta irrestrita solidariedade ao presidente Antonio Rueda, diante de notícias infundadas, prematuras e superficiais que tentam atingir a honra e a imagem do nosso principal dirigente”, afirma o comunicado.
Crítica indireta ao governo Lula
No mesmo texto, a sigla sugeriu que as denúncias contra Rueda podem ter relação com a postura de oposição adotada recentemente:
“Causa profunda estranheza que essas inverdades venham a público justamente poucos dias após a determinação oficial de afastamento de filiados do União Brasil de cargos ocupados no Governo Federal”, diz a nota.
Assinaturas e apoio interno
A resolução foi assinada pelo vice-presidente Antônio Carlos Magalhães Neto (ACM Neto), pelos líderes do partido na Câmara dos Deputados, Pedro Lucas Fernandes, e no Senado Federal, Efraim Filho, além de quatro governadores: Mauro Mendes (MT), Ronaldo Caiado (GO), Wilson Lima (AM) e Marcos Rocha (RO) — todos de oposição ao governo federal.
*Com informações da Agência Brasil
Leia mais:
- Governo Lula deve anunciar novo plano de infraestrutura no fim de abril
- União Brasil e PP anunciam saída do governo Lula
- União Brasil lança Roberto Cidade como candidato à Prefeitura de Manaus
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431