MANAUS (AM) – Atuando diretamente na linha de frente para a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças infecciosas e parasitárias, os infectologistas celebram no dia 11 de abril, o Dia Nacional do Infectologista, data instituída pela Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) em homenagem ao Dr. Emílio Ribas. A especialidade recebeu destaque no enfrentamento da Covid-19, trazendo o embasamento científico para as condutas que nortearam o período da pandemia.
A Dra. Priscila Gabriella Carraro Merlos, infectologista do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica, conta que a valorização dessa área é muito importante, principalmente porque permeia várias áreas da medicina. “O bem-estar da população em geral é o nosso grande propósito. Atuamos tanto no cuidado direto ao paciente, como no auxílio a outros médicos, respondendo pareceres e auxiliando nos procedimentos “, explica.
O infectologista atua em todas as doenças transmitidas por microrganismos, tais como vírus, bactérias e outros parasitas. Outra atribuição da profissão é agir de forma ativa no controle e na prescrição de antibióticos, para que sejam utilizados de forma mais racional nos pacientes. Além disso, realizam também a investigação de surtos e epidemias nos órgãos municipais, estaduais e federais de vigilância em saúde.
“Durante a pandemia muitos colegas trabalharam incansavelmente na pesquisa sobre o vírus que causou milhões de mortes no mundo. Além de controlar e identificar epidemias, surtos e o uso indiscriminado de antibióticos, conseguimos antever situações, organizar ações de controle e auxiliar no combate da disseminação de doenças infectocontagiosas visando salvar vidas”, afirma a Dra. Priscila.
Pacientes com infecção urinária, pneumonia, gripe, zika, dengue, HIV, sífilis, clamídia, tuberculose, febre amarela, meningite, herpes, hepatites virais, entre outras doenças podem ser assistidos pelo infectologista. Os profissionais atuam também no controle de infecção hospitalar visando evitar a Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS).
- Festival de Teatro da Amazônia em Manaus apresenta espetáculo com Vera Holtz e Federico Puppi
- David Almeida e Alberto Neto avançam para o 2º turno na disputa pela Prefeitura de Manaus
- Justiça determina suspensão das redes sociais de Alberto Neto por desobediência a ordem judicial
- Wilker Barreto vota e pede maturidade do eleitor de Manaus nas eleições 2024
- Roberto Cidade vota em Manaus e destaca campanha limpa e propostas sólidas