Brasil – Os pediatras brasileiros começaram a fazer uma alerta aos pais sobre os jogos eletrônicos que podem causar distúrbios do sono, inatividade física, transtornos de humor e principalmente o vício nesses jogos.
O transtorno pode causar dependência no uso incorreto da internet nesses jogos, o que levou pediatras brasileiros alertarem os pais sobre esses efeitos que os games acabam causando.
Essa é a recomendação expressa pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), no recém-publicado documento científico Adolescentes, Jogos Eletrônicos e Gaming Disorder.
Segundo os especialistas do Departamento de Medicina do Adolescente da SBP, responsáveis pelo documento, é fundamental entender que os instrumentos tecnológicos são, em princípio, “neutros”; e que adquirem significado “positivo ou negativo” conforme seu uso.
“Esse conceito alerta para que não se assuma uma postura maniqueísta, apresentando jogos eletrônicos, mídias sociais e outros dispositivos sempre como vilões”, relata o texto.
Os pediatras orientam que os responsáveis estejam sempre atentos ao comportamento dos adolescentes diante dos jogos.
“Fortalecer as conexões familiares é o caminho para tornar os jogos mais seguros. Isso é importante porque diversas vezes os filhos, principalmente os pré-adolescentes, não têm a capacidade de contextualizar o conteúdo de alguns jogos”, recomendam os pediatras.
LEIA MAIS:
- Omar Aziz lidera com folga pesquisa para o governo do Amazonas em 2026
- Dr. George Lins realiza mutirão oftalmológico gratuito na Zona Norte de Manaus
- Avião de pequeno porte faz pouso de emergência no Aeroporto de Manaus
- Defesa de Bolsonaro diz que pedido de asilo na Argentina era apenas rascunho
- STF condena Carla Zambelli a 5 anos e 3 meses de prisão pela segunda vez