A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) apreendeu mais de quatro toneladas de frutas com irregularidades. A ação ocorreu na noite de segunda-feira (22/09), na Barreira de Vigilância Agropecuária (BVA) de Jundiá, em Roraima.
Carga escondida em madeira
As frutas estavam camufladas em um caminhão que transportava madeira de Rorainópolis (RR) para Manaus. Foram encontrados:
- 2,5 toneladas de coco, hospedeiro do ácaro hindustânico;
- 1 tonelada de banana, com risco de doenças como Sigatoka Negra e Moko da Bananeira;
- 850 quilos de laranja, associada ao cancro cítrico e à mosca-da-carambola.
Riscos à agricultura do Amazonas
O gerente de Defesa Vegetal da Adaf, Sivandro Campos, explicou que o Amazonas é livre de pragas como a mosca-da-carambola e o cancro cítrico. A entrada dessas frutas poderia comprometer a produção agrícola local.
Fiscalização conjunta
A operação contou com apoio da Polícia Militar de Roraima e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Durante a inspeção, os fiscais identificaram que a banana era transportada em cachos, prática proibida no Brasil pela Instrução Normativa nº 17/2005.
Desde 2023, o transporte de frutas hospedeiras da mosca-da-carambola está proibido em Roraima, declarado como área de quarentena para a praga.
Destino da carga apreendida
As mais de quatro toneladas de frutas foram repassadas à Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr), que optou pelo rechaço dos produtos. O procedimento é previsto em termo de cooperação firmado entre os dois estados.
Denúncias da população
A barreira conjunta entre Amazonas e Roraima funciona desde 2017 para prevenir a entrada de pragas quarentenárias. Denúncias podem ser feitas pelo AdafOuv no número (92) 99380-9174.
Leia mais:
aAdaf apreende 3,4 toneladas de alimentos impróprios para consumo em Manaus
Alimentos vencidos são encontrados em supermercado de Manaus
3 toneladas de laranjas escondidas em carga de banana são apreendidas a caminho de Manaus
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431