MANAUS (AM) – Em uma aula diferente, que saiu dos domínios das salas do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, os alunos de desenho da unidade Parintins visitaram, na tarde de quarta-feira (15), a galeria de arte a céu aberto existente na Ilha Tupinambarana.
No passeio, os estudantes de arte conheceram melhor as obras de grandes artistas parintinenses expostas em um circuito de mais de dois mil metros quadrados disponível pelas ruas de Parintins.
A galeria a céu aberto foi idealizada e criada em 2022, para integrar os atrativos do Festival Folclórico de Parintins, e conta com obras que envolveram 90 profissionais do município, gerando emprego e renda para os artistas do segmento de artes visuais.
Na visita, os estudantes de desenho tiveram a oportunidade de ver com olhos mais críticos – observando materiais e técnicas – as obras de artistas como Jair Mendes, Iran Martins, Evanil Maciel, Glacivan Silva e José Trindade, entre outros.
A série de obras gigantes do artista Iran Maciel, uma das primeiras visões de quem chega a Parintins pelo aeroporto Júlio Belém, é um bom exemplo da parceria entre o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com os artistas parintinenses.
Intitulado “Excultura”, o projeto inclui as obras “Aranha”, “Iguana”, “Cobra Grande” e “Postergar”, e foi viabilizado por meio da Lei Aldir Blanc – Programa Cultura Criativa 2020 – Prêmio Feliciano Lana.
*Com informações da assessoria