Parintins (AM) – Apoiar comércios locais e a cultura do Amazonas está entre as principais estratégias de regionalização do Assaí Atacadista. Pelo terceiro ano consecutivo, a marca patrocina o Festival de Parintins, um dos maiores eventos culturais do Brasil. Em 2025, a rede fortalece sua presença na celebração, com uma atuação ainda mais robusta.
Entre as principais atividades, que já foram realizadas, estão as cunhãs-porangas Isabelle Nogueira (Boi Garantido) e Marciele Albuquerque (Boi Caprichoso) e as rainhas do folclore Lívia Christina (Boi Garantido) e Cleise Simas (Boi Caprichoso) como embaixadoras da marca, ação inédita da rede para 2025, reforçando sua atuação ainda mais ampla para o Festival em 2025. A ação inaugurou uma série de ativações nas lojas da rede, em Manaus (AM), que levaram o clima do festival para dentro das unidades por meio de experiências culturais e interações com os(as) clientes. As cunhãs e as rainhas, junto com os bois Garantido e Caprichoso, marcaram presença nas lojas de Manaus no mês de maio.
Além disso, o Assaí também realizou a campanha promocional “Capriche na economia e garanta sua sorte” que sorteou pares de passaportes para as 3 noites do Festival e vales-compra de R$ 300 no App Meu Assaí. Outras ações promocionais realizadas nas unidades incluíram a distribuição de brindes e a pré-venda de produtos em parceria com a indústria. Outra iniciativa da marca, foi o lançamento do vídeo-manifesto que destaca a importância cultural do Festival de Parintins. Para intensificar a participação da Companhia no evento cultural, durante os dois dias de lançamentos dos álbuns com as músicas que embalam a edição 2025, o Assaí fez a ativação de diversos prêmios para o público de mais de 10 mil pessoas em uma noite e outras 3 mil da segunda noite, com dinâmicas que resultaram na distribuição de cartões-presentes e a marca exposta no telão do palco.
Confira o vídeo-manifesto: https://www.youtube.com/watch?v=RBupI7hCBc0
Para criar ainda mais conexão com o público, o atacadista também personalizou os principais bares das torcidas na região – Perreché Bar (Garantido) e Bar do Lourinho (Caprichoso) – além disso, reforçou o patrocínio da marca nos jogos do Amazonas FC com leds de campo e, ainda, para os dias de Festival, vai apoiar centenas de ambulantes com camisetas térmicas personalizadas com proteção UV e distribuir bandeiras no bumbódromo, nas cores das torcidas. Todas as ações reforçam o engajamento da marca à frente do impulsionamento da festividade e tradições locais.
“O Festival de Parintins tem um valor imenso para a cultura brasileira e, especialmente, para a população amazonense, onde o Assaí está presente desde 2016. Nosso patrocínio vai além da visibilidade: é uma forma de retribuir o carinho dos(as) nossos(as) clientes locais, apoiar a economia regional e fortalecer os laços com a comunidade. Em 2025, ampliamos nossa presença para fortalecer ainda mais essa conexão e reforçar nosso compromisso com o desenvolvimento sociocultural da região”, destaca Marly Yamamoto, CMO do Assaí.
Valorização da cultura do Amazonas
Desde 2023, o Assaí participa do Festival de Parintins com iniciativas que valorizam a riqueza cultural da região e aproximam a marca do público. Na primeira edição do patrocínio, a marca promoveu ativações promocionais nas lojas de Manaus e esteve presente na arena do festival com distribuição de brindes e ações interativas.
Já em 2024, a presença se intensificou e, além das ativações em loja e nos bares das torcidas, a rede marcou presença nos eventos de lançamento dos álbuns de cada boi e, em parceria com a Azul Linhas Aéreas, entregou mais de sete mil kits temáticos para passageiros(as) com destino a Parintins, Belém, Viracopos e Recife.
“A parceria com um gigante do varejo como o Assaí não apenas fortalece o nosso festival, como também reafirma o compromisso com a cultura e a arte de Parintins. O Boi Garantido se orgulha de contar com o apoio de uma empresa que valoriza nossos artistas”, comenta Fred Gois, presidente do Boi Garantido.
“Ter a maior rede atacadista do Brasil conosco pelo terceiro ano só certifica que estamos no caminho certo. As ações que o Assaí desenvolve ao longo da temporada e nos dias de Festival significam muito para nossa nação azul e branca. São esforços como este que fazem do nosso Festival um grande expoente de arte”, afirma Rossy Amoedo, presidente do Boi Caprichoso.
Sobre o Assaí Atacadista
O Assaí Atacadista é uma Corporation (empresa sem um único controlador), que opera no setor de atacarejo há 50 anos e a rede alimentar com a maior presença nos lares brasileiros (NielsenIQ Homescan). É ainda a melhor empresa de atacado e varejo do Brasil (Melhores e Maiores 2024 da Exame) e, em 2025, alcançou a melhor colocação da história para uma empresa brasileira no ranking Global Powers of Retailing, da Deloitte, entre as 100 maiores varejistas do mundo com base em desempenho financeiro (92ª colocação). Fundado em São Paulo (SP), o Assaí atende comerciantes e consumidores(as) que buscam maior economia na compra a varejo ou a atacado, liderando a proposta de inovação no formato.
Atualmente, tem mais de 300 lojas em todas as regiões do país (24 Estados + DF) e mais de 87 mil colaboradores(as), sendo reconhecida pela GPTW como a melhor empresa de varejo alimentar para se trabalhar (companhias com mais de 10 mil colaboradores). As ações do Assaí são as únicas de uma empresa de atacarejo negociadas na B3 (ASAI3). Forte geradora de caixa, cresce ano após ano e, em 2024, registrou faturamento de R$ 80,6 bilhões. Reconhecida pelo seu forte trabalho social, conta com o Instituto Assaí que, desde 2022, atua com ações de impacto social nas frentes de apoio ao empreendedorismo, incentivo ao esporte e segurança alimentar.
Leia mais:
Festival de Parintins será transmitido em telão no Largo de São Sebastião,