Saúde do Amazonas mantém rede de urgência e emergência e hospitais de referência operando 24h para cobrir a alta demanda
Manaus (AM) – Balanço divulgado pela SES-AM, aponta que a rede estadual de saúde do Amazonas realizou 13.401 atendimentos entre sexta-feira e sábado (24 e 25/10), nos dois primeiros dias do feriado prolongado. O registro inclui atendimentos ambulatoriais, cirurgias e partos em 25 unidades de urgência e emergência e nos hospitais administrados pela Secretaria de Estado de Saúde.
Segundo a SES-AM, as unidades de saúde funcionam 24 horas por dia, garantindo assistência ininterrupta à população. O planejamento operacional incluiu a manutenção da Central de Regulação e de serviços essenciais como o Aeromédico, que transporta pacientes do interior em UTI aérea quando necessário.
Os dados sinalizam que, na sexta-feira, foram realizados 6.918 atendimentos, e no sábado, 6.483.
Desafio Logístico
O volume de mais de 13 mil atendimentos evidencia a complexidade do sistema de saúde no estado. Diferentemente de outras regiões, o Amazonas exige coordenação avançada de equipes e suprimentos, devido à necessidade de realizar remoções aéreas para pacientes do interior.
Para Helena Lúcia, doutora em Saúde Pública e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-Amazônia), o foco no Aeromédico é crucial.
“Manter a logística e o suprimento de insumos funcionando em um estado de dimensões continentais, como o Amazonas, é um indicador de resiliência. O monitoramento contínuo da demanda em períodos de feriado garante que a rede não colapse e siga atendendo as urgências de forma eficiente, especialmente durante provas como o SIS/UEA,” explica a especialista.
Monitoramento estratégico e abastecimento da rede
O acompanhamento da produção e o monitoramento em tempo real das unidades são feitos pelo Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão do SUS (Cieges).
Segundo a SES-AM, os dois primeiros dias do feriado decorreram dentro da normalidade, graças ao Plano Tático Operacional da Assistência, que garante o pleno funcionamento da rede por meio de:
- Acompanhamento das escalas de trabalho;
- Revisão de fluxos e monitoramento da capacidade instalada;
- Abastecimento de medicamentos e insumos coordenado com a Central de Medicamentos do Amazonas (Cema).
Estrutura da Rede de Urgência e Emergência
A rede de urgência e emergência do Amazonas, conforme a SES-AM, inclui:
- Seis prontos-socorros
- Nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs)
- Duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)
- Sete maternidades
- Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam)
Todas estas unidades operam 24 horas por dia durante o feriado prolongado. Além disso, a SES-AM integra o esquema de segurança e saúde para as provas do Sistema Integrado Seriado (SIS) e do Vestibular da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que seguem até terça-feira (28/10).
LEIA MAIS:
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431
