Manaus–AM – O bairro Lírio do Vale, na zona Oeste de Manaus, está sendo contemplado com um grande projeto de implantação de sistema de esgotamento sanitário.
As obras, que fazem parte do programa de universalização dos serviços de coleta e tratamento de esgoto na capital, incluem a construção de mais de 33 mil metros de rede coletora, além de 10 Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs).
A iniciativa vai beneficiar mais de 5,8 mil imóveis e atender a uma população estimada em 23 mil pessoas.
Avanço na infraestrutura e benefícios para os moradores
Essa é a primeira vez que o bairro, que existe há mais de seis décadas, terá acesso a um sistema completo de coleta, transporte e tratamento de esgoto. Mais de 80 vias, entre ruas e becos, receberão a implantação da rede coletora, o que trará benefícios significativos, como melhorias na saúde pública, valorização dos imóveis e preservação dos igarapés locais.
Para a dona de casa Francisca da Costa, de 77 anos, que mora no bairro há 38 anos, a novidade representa uma mudança de vida.
“Em todos esses anos, precisei varrer a água suja da frente de casa. Esse esgoto parado pode causar doenças. Estou muito feliz com a obra e, assim que for concluída, vou me conectar ao sistema. Isso vai melhorar a vida de toda a minha família”, afirma.
Adesão ao novo sistema é essencial
O gerente de Projetos da empresa Águas de Manaus, Jean Damaceno, destaca a importância da adesão dos moradores ao novo sistema para que os benefícios sejam plenamente usufruídos.
“Estamos estruturando o bairro Lírio do Vale, e o sistema de esgoto em breve estará em funcionamento. É essencial que os moradores conectem suas residências às redes coletoras, garantindo o pleno funcionamento e os benefícios de saúde e qualidade de vida que o serviço proporciona”, ressalta.
Leia mais:
- Começam comemorações de 30 anos da criação do Bosque da Ciência do Inpa em Manaus
- Suspeito de assalto é baleado ao trocar tiros com a polícia em Manaus
- Homem é preso por ameaçar ex-mulher horas após ser liberado em audiência de custódia no AM
- Terceira fase da Operação Torre mira tribunal do crime no Amazonas
- Condenado por estupro de bebê é preso no interior do AM