Manaus–AM – Após duas semanas de árduo trabalho em terras gaúchas, 15 bravos bombeiros do Amazonas foram recebidos com honras em Manaus. A missão, iniciada no dia 10 de maio, integrou a campanha “AM pelo RS”, lançada pelo Governo do Estado para auxiliar as vítimas das fortes chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul.
Sob o lema “Proteger e Salvar”, os bombeiros amazonenses realizaram diversas ações de busca e resgate, entrega de mantimentos e apoio à população afetada. Em 10 municípios castigados pelas intempéries, houve ação dos bombeiros do Amazonas.
O retorno dos heróis foi marcado por muita emoção, com familiares e colegas de farda reunidos no Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) para celebrar a bravura e o compromisso dos militares.
O comandante-geral do CBMAM, coronel Alexandre Freitas, exaltou a importância da missão e o papel desempenhado pelos bombeiros amazonenses.
“Eles atenderam as ocorrências, trabalharam incansavelmente em Lajeado e se colocaram à disposição do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul”, destacou o coronel Freitas.
“Atuaram em áreas de difícil acesso, sob condições adversas, e agora retornam em segurança ao Amazonas, após uma longa jornada. Agradecemos e nos orgulhamos imensamente do desempenho exemplar de nossos militares.”
O tenente Rodolpho Carepa, coordenador da missão, relatou a experiência única e gratificante de servir ao próximo em um momento de crise.
“Realizamos ações de busca e resgate, entregamos materiais e medicamentos, e auxiliamos no deslocamento de pessoas em áreas de difícil acesso”, detalhou o tenente.
A equipe de 15 bombeiros era composta por especialistas em diversas áreas, incluindo mergulho, salvamento terrestre e em estruturas colapsadas, Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e desastres naturais. Essa experiência multidisciplinar foi fundamental para o sucesso da missão e para o auxílio eficaz à população gaúcha.