Manaus (AM) – A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai realizar uma ação gratuita de castração para cães e gatos no bairro Santa Etelvina, zona Norte. São 320 vagas disponíveis para esterilização, que serão feitas em uma unidade móvel do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, o castramóvel.
Como agendar a castração do seu pet
Os tutores devem agendar a cirurgia na sexta-feira, 15 de agosto, a partir das 8h30. O agendamento acontece no castramóvel do CCZ Manaus, no complexo esportivo Amadeu Teixeira (avenida 17 de Março, s/nº), próximo ao terminal de ônibus do Santa Etelvina.
Para o agendamento, é preciso levar cópias do documento de identidade, CPF e comprovante de residência. Não é necessário levar o animal nesse momento.
Requisitos para castração
O gerente do CCZ Manaus, veterinário Rodrigo Araújo, informa que a castração é para cães e gatos, machos e fêmeas, a partir dos cinco meses de idade e com saúde em dia.
“Os tutores devem garantir que o animal esteja livre de carrapatos e parasitas, pois isso pode causar complicações ou até óbito após a cirurgia. Se o animal estiver infestados, a castração não será realizada”, alerta Rodrigo.
Cada tutor pode agendar até duas senhas para castração. A maioria das vagas será destinada a felinos.
Período e local da cirurgia
As cirurgias vão acontecer entre os dias 17 e 22 de agosto, na unidade móvel do CCZ, no mesmo endereço do agendamento.
Vacinação contra a raiva no castramóvel
Além da castração, o castramóvel oferece vacinação gratuita contra a raiva para cães e gatos com idade a partir de três meses. Não é preciso agendar para vacinar. O serviço estará disponível de 17 a 21 de agosto, das 9h às 12h.
Combate à esporotricose com ações da Prefeitura
Rodrigo Araújo explica que a castração integra as ações de combate à esporotricose — uma micose que afeta animais e humanos.
“Realizamos ações na zona Leste e agora na zona Norte, locais com aumento de casos. Vamos ampliar o trabalho para todas as zonas com o apoio das unidades móveis do CCZ.”
A esporotricose é causada por um fungo presente no solo, espinhos, árvores e vegetação em decomposição. Castrar os animais diminui as brigas e ajuda a controlar a população de animais de rua, reduzindo o risco de contaminação.
Atendimento e suporte do CCZ Manaus
O CCZ oferece atendimento veterinário, exames, tratamento para esporotricose e, em casos graves, eutanásia para animais sem possibilidade de cura.
Contatos importantes
- Dúvidas sobre castração e serviços: WhatsApp (92) 98842-8359
- Denúncias e notificações de esporotricose animal: (92) 98842-8484
O CCZ funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em dias úteis.
Leia mais:
Prefeitura realiza agendamento para castração de gatos na zona Norte de Manaus