A sexta-feira (24/10) marcada por ação de cidadania e entrega da revitalização da tradicional Praça dos Remédios
Manaus (AM) – O Centro Histórico de Manaus amanheceu em movimento neste aniversário de 356 anos da capital. A sexta-feira (24/10) foi marcada por uma grande ação de cidadania e pela entrega da revitalização da tradicional Praça dos Remédios — compromisso da Prefeitura de Manaus.
A 5ª edição do programa “Manaus Cidadã”, realizada no PAC da Galeria dos Remédios, ofertou mais de 100 serviços gratuitos à população, somando mais de 10 mil atendimentos.
O mutirão levou para o Centro uma estrutura completa de serviços médicos, vacinação, assistência jurídica, cortes de cabelo, design de sobrancelhas, esmaltação, atualização do Cadastro Único e atendimentos de empresas parceiras, como a Águas de Manaus.
Cidadania e reordenamento do Centro Histórico de Manaus
De acordo com a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), o evento teve como foco ampliar o acesso a políticas públicas no coração da cidade e promover o reordenamento social da região central.
A subsecretária Dermi Rayol destacou o impacto da iniciativa:
“Estamos trazendo para o Centro o acolhimento de pessoas em situação de rua em espaços confortáveis e com atendimento humanizado. É um trabalho que reforça a presença do poder público onde ele é mais necessário.”
Durante o mutirão, o secretário da Semasc, Saullo Vianna, acompanhou as equipes de atendimento e visitou as obras do Centro Pop e da Casa de Passagem, na rua Joaquim Nabuco, que serão entregues até o fim do mês.
“Esses equipamentos vão oferecer atendimento exclusivo e permanente à população em situação de rua, com foco na recuperação e reinserção social dessas pessoas”, explicou Vianna.
Praça dos Remédios revitalizada
Além do mutirão, o Centro ganhou um novo cartão-postal: a Praça dos Remédios, também conhecida como “Escadaria dos Remédios”, entregue revitalizada pelo prefeito David Almeida.
O local, um dos espaços mais simbólicos da cidade, recebeu restauração das pedras portuguesas, bancos em mármore, pilares ornamentais, pintura do monumento central, iluminação cênica, fiação subterrânea e novo paisagismo.
“A Praça dos Remédios é parte da memória afetiva da nossa Manaus. Após 30 anos, devolvemos aos manauaras um espaço que resgata o patrimônio histórico com conforto, acessibilidade e beleza”, destacou o prefeito.
A cerimônia contou com a presença do senador Eduardo Braga, do vice-prefeito Renato Júnior, da subsecretária Dermi Rayol e do secretário Saullo Vianna, que também liderou uma ação de acolhimento a pessoas em situação de rua que viviam na praça antes da revitalização.
“Hoje o Centro Histórico respira dignidade. Estamos somando esforços para que o coração de Manaus seja, novamente, um espaço de encontro, cidadania e pertencimento”, completou Vianna.
As ações marcaram o início de um fim de semana de homenagens aos 356 anos da cidade, com programações que seguem até sábado, celebrando a fé, a cultura e o povo de Manaus.
Leia mais notícias sobre ações no aniversário de 356 anos de Manaus:
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431
